Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aceno de Lula ao MDB vem após receio de isolamento com candidatura única da terceira via

Embora tenha se engajado em conversas com diferentes lideranças, o petista não conseguiu apoio de outras legendas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Brasília foi fruto do alerta que se acendeu no partido após o anúncio de uma chapa única da terceira via em maio.

União Brasil, Cidadania, MDB e PSDB pretendem caminhar juntos, e a estrutura combinada desses partidos preocupa o PT, que, até o momento, não conseguiu concretizar apoio formal de partidos maiores.

Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em evento do PCdoB. Fotografia: Brenno Carvalho / Agência O Globo. - Agência O Globo

Hoje Lula conta apenas o apoio de partidos alinhados historicamente aos petistas. De um lado, PV e PCdoB, que se amparam na federação com o PT para garantir a própria sobrevivência e têm pouco a oferecer.

Do outro, está o PSB, com o qual o PT ainda enfrenta dificuldades nos estados e pode não caminhar unido com o partido em alguns locais. O arco reduzido, combinado com o crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas, motivou esse redirecionamento de rota.

A parada em Brasília não estava programada inicialmente, mas foi incluída para mandar uma sinalização de caciques do MDB. Sem conversas com o ex-presidente Michel Temer e o atual presidente nacional do partido, Baleia Rossi, restou ao petista fragilizar a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) recorrendo principalmente a lideranças do Nordeste, cujo eleitorado é mais identificado com Lula.

O ex-presidente jantou nesta segunda-feira (11) com senadores e ex-senadores do MDB na casa do ex-ministro Eunício Oliveira (CE). Integrantes do partido fizeram uma comparação entre a parlamentar e o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles em 2018, que representou o partido na disputa presidencial e acabou o pleito com 1,2%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.