Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Instituto pede para participar de ação para que universidade federal aplique lei de cotas

MPF demanda à Justiça que Universidade de Sergipe nomeie candidato negro na lista de espera

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto Luiz Gama pediu à Justiça Federal de Sergipe para entrar como amicus curiae (interessado na causa) na ação movida pelo Ministério Público Federal para que a Universidade Federal de Sergipe corrija a aplicação de lei de cotas em concurso para cargos de professor.

A UFS deu posse a oito candidatos aprovados no concurso e, no entendimento do MPF, deveria ter reservado duas vagas para candidatos negros cotistas, mediante aplicação do percentual de 20% sobre o total de vagas do certame.

O que a universidade fez, no entanto, foi dar posse a um candidato da ampla concorrência em detrimento da política de cotas na oitava vaga.

A ação civil pública do MPF foi ajuizada em janeiro de 2022. Ela propõe a correção do aplicação da lei de cotas, que implicaria na nomeação de Ilzver Matos, único candidato negro que ainda figura na lista de espera dos aprovados cotistas no certame.

"A UFS reconheceu o equívoco na aplicação da Lei das Cotas, mas informou que estava impossibilitada de agir administrativamente para convocação do candidato negro preterido na nomeação. Como a Universidade afirmou que para corrigir a ilicitude dependia de ordem judicial, não nos restou outro caminho que não a propositura da ação", disse a procuradora regional dos direitos do cidadão, Martha Figueiredo, ao site do MPF.

O advogado, professor e colunista da Folha Silvio Almeida, presidente do Luiz Gama, assina a petição do instituto.

Silvio Almeida, advogado e presidente do Instituto Luiz Gama, durante lançamento de livro na Livraria Martins Fontes
Silvio Almeida, advogado e presidente do Instituto Luiz Gama, durante lançamento de livro na Livraria Martins Fontes - Mathilde Missioneiro-6.nov.2019/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.