Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente da Alerj falta a aniversário de Freixo

André Ceciliano (PT) alegou que precisava viajar; aliados veem aproximação com Cláudio Castro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), André Ceciliano (PT-RJ), pré-candidato ao Senado, faltou ao aniversário do deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), nome apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar o governo fluminense.

A festa ocorreu na última quarta-feira (13). Ceciliano deu parabéns a Freixo nas redes sociais, mas alegou que precisava viajar na ausência do governador Cláudio Castro (PL) do país para evitar assumir o governo fluminense, por ser o primeiro na linha sucessória. Pela regra da desincompatibilização, o presidente da Alerj ficaria impedido de disputar as eleições caso assumisse o Palácio da Guanabara.

O governador, porém, só estaria fora do Brasil no período de 16 a 20 de abril, segundo despacho no Diário Oficial.

Marcelo Freixo recebe Lula, o deputado estadual André Ceciliano e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em sua casa
O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) recebe o ex-presidente Lula, o deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ) e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), em sua casa. - Ricardo Stuckert/Divulgação

Pessoas ligadas a Freixo dizem que é a segunda vez que Ceciliano deixa de encontrar o parlamentar em uma ocasião importante. Em outra oportunidade, durante reunião de Lula com o cantor Martinho da Vila e o pré-candidato ao governo do Rio, o presidente da Alerj encontrou-se com o governador Cláudio Castro.

Embora o ex-presidente Lula já tenha declarado apoio a Freixo, a aliança entre PT e PSB no Rio de Janeiro tem sofrido impasses. O PSB apresentou o nome do deputado federal Alessandro Molon para concorrer ao Senado, e o PT não abre mão de Ceciliano.

Integrantes do PSB e do PSOL enxergam essas ausências como sinais de Ceciliano em direção a Cláudio Castro. Na avaliação de deputados estaduais, o presidente da Alerj precisaria da influência do governador em alguns setores do eleitorado fluminense para conseguir ser eleito.

Freixo, no entanto, minimiza a ausência e a credita à exigência legal de desincompatibilização. Ele também diz não enxergar aproximação entre as duas lideranças.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.