Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tarcísio usa exemplo de ex-governadores nascidos fora de SP contra críticas

Desde a República, foram quatro eleitos pelo voto, sem contar três interventores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criticado por adversários por não ser paulista, o pré-candidato ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem usado o fato de que o estado já teve diversos outros comandantes que vieram de outros locais do país em sua história.

Pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas foi o sabatinado desta quinta (5). (Foto: Reprodução/UOL) - Reprodução/UOL

Desde a República, foram quatro eleitos pelo voto, sem contar três interventores. Entre os que ocuparam o cargo e nasceram em outros estados há nomes importantes, como o mineiro Bernardino de Campos (1892-96 e 1902-04), o fluminense Washington Luís (1920-24) e o mato-grossense Jânio Quadros (1955-59).

Em sabatina à Folha na última quinta-feira (5), o pré-candidato minimizou o fato de ter nascido no Rio de Janeiro. Ele afirmou que considera a questão irrelevante e que tem ligações com a cidade, onde trabalhou e tem família. "Me considero hoje muito paulista em termos de atitude, em termos de estar inserido dentro da cultura do estado de São Paulo", disse.

Deputado estadual pelo PSDB, Barros Munhoz rebate o ex-ministro.

"O Bernardino de Campos nasceu em Pouso Alegre (MG), mas veio para São Paulo com 13 anos. Foi eleito governador com 51 anos, mais que o Tarcísio tem de vida. Morou a vida toda em São Paulo. Washington Luís, o paulista de Macaé, como era chamado, veio para São Paulo com 17 anos e foi eleito governador com 51 anos. Jânio da Silva Quadros nasceu em Campo Grande quando era só Mato Grosso o estado. Veio para São Paulo com 13 anos, estudou no Arquidiocesano e foi eleito governador com 38 anos", diz o parlamentar.

"É uma comparação criminosamente indevida [a que Tarcísio faz com os ex-governadores]. Vou para o Rio de Janeiro, passo o fim de semana e digo que sou carioca? Ele não mora aqui. Ele é eleitor de SP há dois meses. É ave de arribação", completa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.