Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Com Kim Kataguiri e Arthur do Val como protagonistas, MBL lança filme sobre SP

Movimento produziu documentário que conta a industrialização do estado a partir das famílias dos 2 líderes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Kim Kataguiri e o ex-estadual Arthur do Val, ambos da União Brasil, são as estrelas de um documentário que o MBL (Movimento Brasil Livre) lança sobre o desenvolvimento do estado de São Paulo no início do século 20.

Cartaz de "São Paulo, Brasil", novo documentário do MBL - Divulgação

Com o título de "São Paulo Brasil", o filme aborda a Semana de Arte Moderna de 1922, o boom industrial do estado e a Revolução Constitucionalista de 1932.

Entre os entrevistados estão o ex-ministro Andrea Matarazzo, o cineasta André Sturm, o economista Matheus Hector e o filósofo Ricardo Almeida.

As histórias das famílias de Kataguiri e Do Val são o fio condutor da produção. Ambos começaram o ano envolvidos em polêmicas, e Do Val foi cassado pela divulgação de áudios sexistas.

É a segunda produção cinematográfica do MBL. A primeira, lançada em 2019, foi um documentário sobre a participação do movimento no impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo o movimento, os dois filmes, dirigidos por Alexandre Santos, um dos coordenadores do grupo, foram feitos totalmente com recursos próprios.

A estreia ocorrerá em 9 de julho, quando se completam 90 anos da revolução de 1932, no Cine Petra Belas Artes. Depois, a produção irá para a plataforma de streaming do próprio MBL.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.