Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Reduto do PT no Rio, Maricá negocia parceria com MIT

Universidade americana deve criar laboratório de pesquisa de projetos urbanos na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reduto do PT no Rio de Janeiro, a cidade de Maricá negocia com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) a instalação de um laboratório para pesquisa de soluções urbanas. Seria o terceiro da universidade na América Latina e o primeiro no Brasil –os outros ficam no México e no Chile.

Moeda social criada pela Prefeitura de Maricá, batizada de mumbuca - Prefeitura de Maricá

Na semana passada, uma representante da instituição acadêmica, uma das que têm maior prestígio no mundo, esteve na cidade de 170 mil habitantes, governada pelo PT há quatro mandatos.

A parceria se daria entre o Media Lab's City Science, o grupo de pesquisa dentro do MIT especializado em novas tecnologias sobre o futuro das cidades, e a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), órgão municipal. A cooperação consiste em montar um laboratório do MIT na cidade, em parceria com outras universidades.

Beneficiada pela receita dos royalties do petróleo, Maricá tornou-se uma vitrine do PT, com projetos como a tarifa zero para o transporte público e a criação de uma "moeda social".

Batizada de mumbuca, é usada por 42,5 mil moradores e é aceita dentro do município, como forma de fortalecer a economia local.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.