Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Castro teme associação com aliados envolvidos em escândalos em segundo turno

Conselheiros do governador acreditam que, no embate direto, Freixo irá explorar apoio de ex-governadores investigados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Aliados do governador do Rio, Claudio Castro (PL), estão preocupados com a possibilidade do candidato Marcelo Freixo (PSB) fazer uma campanha bem-sucedida associando-o a seus antecessores envolvidos em escândalos de corrupção.

Fazem parte do seu amplo arco de alianças os herdeiros do ex-presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) Jorge Picciani e do ex-governador Sergio Cabral, além de Anthony Garotinho (União) e do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Entrevista com o governador Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição do governo do estado do Rio de Janeiro. (Foto: Eduardo Anizelli/ Folhapress, POLÍTICA) - Folhapress

O tema já vem sendo explorado pelos adversários, mas, em um eventual segundo turno, conselheiros de Castro temem que os impactos à sua candidatura sejam maiores. Primeiro porque Freixo já terá feito o trabalho de apresentação da sua biografia, principalmente na Baixada e interior fluminenses, onde é menos conhecido.

E segundo porque, em um embate direto e com mais tempo de propaganda eleitoral, o deputado poderá dispor se dedicar mais aos ataques.

Como a Folha mostrou, Castro vem buscando o voto útil do eleitor nesta reta final da campanha.

A última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (22), mostrou Castro pela primeira vez na liderança isolada nas intenções de voto, com 36% contra 26% do principal adversário.

Os dados mostram que o avanço do governador se deu principalmente entre eleitores de Bolsonaro, que o apoia. Ele subiu de 54% para 62% nesse eleitorado. A campanha avalia ser possível ampliar ainda mais esse contingente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.