Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

STF libera candidatura de Paulinho da Força

Presidente do Solidariedade, ele poderá disputar a reeleição para o cargo de deputado federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (29) que Paulinho da Força (Solidariedade) pode disputar o cargo de deputado federal em 2022. O registro da candidatura à reeleição havia sido indeferido pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), como mostrou o Painel.

"Muitas vezes fui alvo daqueles que agem contra os trabalhadores e contra o povo. Mas nunca desisti de lutar para defender esse projeto que não é só meu, mas de milhões de brasileiros que precisam de trabalho e dignidade", diz o deputado.

Paulinho da Força (Solidariedade) durante debate dos presidenciáveis em São Paulo
Paulinho da Força (Solidariedade) durante debate dos presidenciáveis em São Paulo - Mathilde Missioneiro-28.ago.2022/Folhapress

Como mostrou a coluna, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo vinha defendendo o entendimento de que Paulinho está inelegível devido a condenação pela Primeira Turma do STF em 2020.

Paulinho, presidente nacional do Solidariedade, foi condenado por prática de crime contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

No processo, o parlamentar argumenta que não há causa de inelegibilidade, pois ainda há recursos pendentes.

A Procuradoria diz que, no caso dos supostos crimes cometidos por ele, o fato de a decisão do STF ter sido colegiada é suficiente para caracterizar a inelegibilidade.

O ministro Luís Roberto Barroso pediu a realização de sessão extraordinária do plenário virtual da Primeira Turma nesta quinta-feira (29) e votou pela suspensão dos efeitos da condenação.

Para Barroso, Paulinho ainda tem direito aos embargos infringentes, que suspendem os efeitos da sua condenação. No entanto, eles não foram apresentados porque o STF ainda não julgou os embargos de declaração.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.