Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro deve jogar parado no Nordeste, aconselha campanha

Estrategistas do presidente afirmam que é melhor contar com a abstenção na região do que tentar virar votos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estrategistas da campanha de Jair Bolsonaro (PL) defendem que o presidente "jogue parado" no Nordeste neste segundo turno.

A avaliação é que uma parte expressiva dos eleitores da região votaram em candidatos bolsonaristas para o Congresso e os governos estaduais, mas, na presidencial, acabaram optando pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Presidente da República Jair Bolsonaro recebe um chapéu típico do Nordeste em cerimônia na Bahia (Foto: Alan Santos/PR) - Alan Santos/PR

Por isso, usar esse contingente de aliados para convencer os nordestinos a votar poderia ter um efeito reverso. Por lá, integrantes da coordenação da campanha acreditam ser melhor deixar o assunto eleição esfriar e contar com a abstenção no segundo turno.

O Nordeste seguirá tendo espaço nos programas de rádio e televisão, agora com mais tempo, focando na agenda positiva do presidente. Mas a prioridade segue sendo a região Sudeste.

O presidente citou o analfabetismo no Nordeste nesta quarta-feira (5) para tentar explicar a derrota sofrida para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na região.

"Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região", disse.

Nesta quinta-feira (7), foi ao Twitter pedir que seus seguidores "não caiam em narrativas" que o coloquem contra o Nordeste.

"A esquerda divide para conquistar. Já tentaram com negros, mulheres, indígenas, etc.", afirmou o candidato à reeleição para Presidência da República.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.