Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula vai anunciar apoio a Marília Arraes em Pernambuco

PSDB vinha pleiteando neutralidade, mas identificação com ex-presidente pesou em favor de candidata do Solidariedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia até esta sexta-feira (7) apoio à candidata ao governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes.

Havia conversas entre PT e PSDB para que o ex-presidente se mantivesse neutro na disputa e, assim, não desequilibrasse o jogo contra Raquel Lyra (PSDB).

Simone Tebet (MDB), agora apoiadora de Lula, argumentou em favor da tucana, que teve papel importante para que o PSDB topasse apoiar a candidatura presidencial da senadora.

Candidata da coligação Pernambuco na Veia ao governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade) votou na manhã deste domingo (2) no Colégio GGE, na Rua Desembargador Góis Cavalcante, no bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife. (Credito Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco) - Folha de Pernambuco

Mas pesou em favor de Marília o fato de que ela já tem uma imagem mais identificada com Lula. Além disso, o Solidariedade já está na coligação desde o início.

Lula vai gravar um vídeo para anunciar o apoio à Marília. Está prevista uma ida dela a São Paulo para gravar outros vídeos e fazer fotos para a sua campanha. Até o momento, só havia sido produzido material para Danilo Cabral (PSB), o candidato apoiado pelo PT no primeiro turno.

Com as passagens de Marília Arraes e Raquel Lyra para o segundo turno, Pernambuco terá uma mulher à frente do governo pela primeira vez.

As duas adversárias acumulam pontos em comum nas trajetórias pessoais e políticas, além de uma boa relação. Ambas deixaram o PSB alegando falta de espaço. Agora, fizeram a sigla perder a primeira eleição no estado desde 2006.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.