Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Campanha de Bolsonaro crê que onda do voto útil refluiu

Auxiliares do presidente avaliam que deveriam ter sido mais incisivos no discurso antipetista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Auxiliares de Jair Bolsonaro (PL) acreditam que, se a onda do voto útil em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tivesse ocorrido nesta semana, o risco de derrota no primeiro turno teria sido alto.

Nos levantamentos internos feitos pelos bolsonaristas, o petista cresceu de maneira relevante nos últimos dias, mas, passada a euforia dos apoios mais importantes, a onda acabou refluindo. Se tivesse ocorrido nesta semana, avaliam, não haveria tempo hábil para reverter.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprimenta apoiadores em Poços de Caldas (MG) (Foto: REUTERS/Washington) - REUTERS

Pelo Datafolha divulgado nesta quinta-feira (29), Lula aparece com 50% de votos válidos, o que mantém a possibilidade de vitória em primeiro turno. Bolsonaro tem 36%.

Fazendo um balanço da campanha, integrantes da equipe do presidente avaliam que deveriam ter sido mais incisivos para conquistar o voto antipetista. Lamentam não terem exposto mais cedo e com mais força os escândalos de corrupção, principalmente para o eleitor jovem, que não viveu o mensalão.

Avaliam ainda que poderiam ter focado mais no eleitor da classe D e E com uma mensagem que independesse de gênero. O presidente tem alta rejeição entre as mulheres.

Ainda assim, comemoram ter recuperado o voto do chamado "bolsonarista arrependido" e ter conseguido mostrar a agenda positiva principalmente na área econômica. Há a percepção de que, antes, o foco ficava restrito à área da infraestrutura, comandada pelo ex-ministro Tarcísio de Freitas.

Estrategistas acreditam também que Bolsonaro amadureceu ao longo da campanha, conseguindo controlar mais os arroubos de irritação e ouvindo mais a equipe. Segundo um desses auxiliares, o presidente sai com "outra envergadura".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.