Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula acompanhará resultado em hotel em SP e tenta evitar clima de 'já ganhou'

Lideranças políticas estão com passagens reservadas para ir ao encontro do ex-presidente em caso de vitória

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhará a contagem dos votos neste domingo (2) do hotel Jaraguá, na região central de São Paulo.

Devem estar com ele os integrantes da coordenação da campanha, além de aliados e da sua mulher, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja.

Entre os auxiliares do ex-presidente, a ordem é evitar o clima de já ganhou. Um dos integrantes da coordenação brinca que a esquerda está otimista com a vitória no primeiro turno, mas também é supersticiosa.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agenda em Salvador. (Foto: ARISSON MARINHO / AFP) - AFP

Por isso, não está marcado um comício de comemoração para o domingo. Ainda assim, lideranças políticas já estão com passagens reservadas para irem a São Paulo engrossar o quórum caso a vitória já seja anunciada neste domingo.

"Nada de festa marcada, mas temos um povo festeiro que organiza ligeiro. É claro que a coordenação é cuidadosa, mas os militantes são tão otimistas que não se espante com o modelo Fórmula 1: tudo em alta velocidade ", brinca o ex-governador Wellington Dias (PT-PI), um dos coordenadores.

No Datafolha divulgado nesta quinta-feira (29), o ex-presidente aparece com 50% dos votos válidos, o que torna possível a vitória em primeiro turno. Seus aliados, no entanto, temem que os episódios de violência política afastem o eleitor petista da urna e a abstenção acabe prejudicando Lula.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.