Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

MDB não terá maior bancada no Senado pela primeira vez desde redemocratização

Parlamentares atribuem resultado à candidatura Tebet; direção nacional diz que tese é falsa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Pela primeira vez desde a redemocratização, o MDB não terá a maior bancada no Senado. A partir de 2023, entregará o posto para o PL, que ocupará 14 das 81 cadeiras, 5 a mais do que na última legislatura.

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial destinada à deliberação de medidas provisórias. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado) - Roque de Sá/Agência Senado

O resultado jogou o partido para o quarto lugar, atrás de União Brasil e PSD, cada um com 11 parlamentares. O MDB agora terá 10.

Senadores emedebistas, de onde veio grande parte da oposição à candidatura presidencial de Simone Tebet (MS), atribuem à colega o desempenho ruim nas urnas.

Um dos argumentos usados pelos contrários à campanha presidencial de Tebet foi justamente o de que candidatos pouco competitivos ao Planalto tendem a dificultar a eleição de deputados e senadores aliados.

Umas das consequências da nova composição será a perda de protagonismo na escolha do próximo presidente da Casa. Bolsonaristas já se movimentam para cacifar um aliado, como a senadora eleita Tereza Cristina (PP-MS) ou Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente.

Segundo o MDB Nacional, é falso que Tebet tenha prejudicado vitórias para o Senado, cujas candidaturas obedecem a estratégias e composições sob responsabilidade dos diretórios estaduais.

O partido afirma que a tese é "ainda mais falsa quando observamos o resultado da Câmara, onde o MDB aumentou suas cadeiras de 34 para 42, tornando-se a quarta maior bancada".

O MDB diz ainda que é quase certo que ganhe novos filiados no Senado, podendo se manter como a maior bancada na Casa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.