Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2022

Tucanos se revoltam em grupos de WhatsApp com apoio do PSDB-SP a Tarcísio

Parte dos filiados afirma que Bruno Covas não concordaria com a escolha do diretório municipal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Filiados do PSDB em São Paulo demonstraram revolta em grupos de WhatsApp com o apoio do diretório tucano da capital ao candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), rival de Fernando Haddad (PT) na corrida para o Palácio dos Bandeirantes.

O apoio foi formalizado na terça-feira (25), e Tarcísio foi presenteado com quadro de uma foto do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), que morreu em maio de 2021.

Em grupos que reúnem centenas de tucanos, alguns comentaram "vexame", "absurdo", "que nojo" e "heresia". Filiados também consideraram que a imagem de Covas foi usada indevidamente e que a família deveria "reagir com firmeza".

Tarcísio de Freitas (Republicanos) segura foto de Bruno Covas (PSDB) em evento no diretório paulistano tucano
Tarcísio de Freitas (Republicanos) segura foto de Bruno Covas (PSDB) em evento no diretório paulistano tucano - Divulgação/@psdbmunicipalsp

A avaliação desses tucanos é que o ex-governador Mário Covas (PSDB) e Bruno, seu neto, não apoiariam Tarcísio, candidato patrocinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Como mostrou o Painel, o PSDB-SP deixou claro para o candidato do Republicanos que o apoio a ele não se estende a Bolsonaro.

O diretório municipal do PSDB chegou a se aproximar de Haddad, mas acabou embarcando na campanha de Tarcísio.

Em agosto de 2021, Bolsonaro se referiu ao ex-prefeito como "o outro que morreu" ao criticá-lo por suas medidas de contenção da Covid-19 na capital paulista. O episódio foi relembrado nos grupos tucanos.

O presidente do diretório tucano da capital, Fernando Alfredo, afirma que a decisão de apoiar Tarcísio foi unânime na Executiva do partido e teve ampla maioria no diretório. "Ele fez um gesto de ir até o partido e se comprometeu a dar continuidade a bons programas do PSDB e valorizar nosso legado", afirmou.

Sobre o quadro presenteado, disse que é uma praxe que adota há tempos. "Fiz 1.500 quadros dessa foto e dou de presente a quem vem ao partido, como forma de homenagear aquele que é a nossa maior referência", declarou Alfredo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.