Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Gleisi terá de deixar presidência do PT para assumir ministério

Estatuto do partido proíbe acúmulo de funções; José Guimarães e Luiz Dulci são favoritos para substituí-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caso a deputada Gleisi Hoffmann (PR) seja confirmada como ministra, precisará deixar a presidência do PT, que comanda há cinco anos. Seu mandato só se encerra em 2024.

O artigo 33 do estatuto do partido proíbe o acúmulo das funções e determina a convocação de nova eleição entre os membros do diretório em até 60 dias. De imediato, assume um dos vice-presidentes.

SAO PAULO, SP, 01.11.2022: PODER - A presidente do PT Gleisi Hoffmann fala em coletiva de imprensa sobre governo de transição, no Grand Mercure Hotel Ibirapuera, nesta tarde. (Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress) - Folhapress

A sucessão terá o dedo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas dirigentes já apontam como favoritos o deputado José Guimarães (CE), um dos cinco vice-presidentes da sigla, e o ex-ministro Luiz Dulci.

Nos bastidores, Gleisi é cotada para o Ministério do Planejamento ou para alguma secretaria no Palácio do Planalto. Lula se diz grato pela forma como a deputada conduziu o partido quando ele esteve preso.

A Executiva Nacional do PT se reúne na segunda-feira (7), e membros da direção defendem que já seja discutida a participação de filiados do partido no governo Lula.

Gleisi Hoffmann, coordenadora política da transição de governo, afirma que ainda não é o momento de se debater o tema do preenchimento de cargos.

"Não é hora para isso. Nem tampouco criar comissão. É uma reunião para avaliar o quadro pós-eleitoral e o momento da transição. E também marcar a reunião de nosso diretório nacional", disse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.