Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Petistas querem debater ocupação de cargos no governo Lula

Partido reunirá Executiva na segunda-feira; Gleisi diz que não é o momento para discussão sobre espaços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Executiva Nacional do PT se reúne na segunda-feira (7), e membros da direção defendem que já seja discutida a participação de filiados do partido no governo Lula.

Uma possibilidade mencionada por eles é criar uma comissão para centralizar as indicações políticas, desde o primeiro escalão até os postos nos estados.

O presidente eleito, Lula, discursa a apoiadores na avenida Paulista - Eduardo Knapp/Folhapress

"Precisamos ter uma porta de entrada única, para este processo ser institucionalizado", diz o secretário de Comunicação do partido, Jilmar Tatto.

"A reunião vai discutir quais os postos-chaves que consideramos importante o PT ocupar, além de debater o conceito do governo Lula, que vai do centro até a esquerda", afirma. "Isso tudo terá de ter a chancela do próprio presidente, claro".

Também membro da Executiva, Washington Quaquá diz que a criação de uma comissão é fundamental para organizar a participação do PT no governo. "É preciso fazer a interlocução com os estados, por exemplo".

A presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, afirma que ainda não é o momento de se debater o tema do preenchimento de cargos.

"Não é hora para isso. Nem tampouco criar comissão. É uma reunião para avaliar o quadro pós-eleitoral e o momento da transição. E também marcar a reunião de nosso diretório nacional", disse.

O partido sabe que precisará abrir espaços para aliados, mas quer ocupar ministérios centrais, como Fazenda, Casa Civil e Cidades. Mesmo em pastas que ficarem com outras legendas, a ideia é ter posições de comando no segundo escalão, que toca o dia a dia da máquina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.