Veja quais são os ministros de Lula e os cotados para Esplanada

Aliados de campanha e figuras de partidos sondados para base vão sendo alocados em cargos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a vitória no pleito em 30 de outubro, cabe ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compor um novo governo, indicando titulares para a Esplanada dos Ministérios, responsáveis por articular e promover políticas públicas nas diferentes áreas que compõem a administração federal.

O ex-presidente, conduzido a um terceiro mandato no Planalto, não indicou nomes e nem cotou candidatos a nenhuma das pastas durante a corrida eleitoral, mas há a previsão de que algumas lideranças políticas que colaboraram na campanha assumirão cargos no primeiro escalão do petista.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião com o presidente argentino, Alberto Fernández - Carl de Souza - 31.out.22/AFP

Veja alguns dos cotados e os já nomeados para ministérios no governo Lula:

Anunciados:

Anielle Franco - Igualdade Racial
Irmã da vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL-RJ), é presidente da fundação que leva o nome da Psolista e fez parte da transição de governo, ganhando projeção para o cargo.

Camilo Santana - Educação
Senador eleito e governador entre 2014 e este ano, iniciou na política ainda no movimento estudantil, sendo Secretário estadual e deputado estadual, eleito em 2010. Terá como principal desafio a recomposição da educação após a pandemia de Covid-19.

Esther Dweck - Gestão
A economista é ligada ao PT e já foi assessora econômica e secretária de Orçamento Federal nos governos da presidente Dilma Rousseff, possuindo experiência em crescimento e desenvolvimento.

Fernando Haddad - Fazenda
O ex-ministro da Educação e ex-prefeito da capital paulista saiu da disputa ao Governo de São Paulo derrotado, mas registrou o melhor desempenho do PT no estado e foi importante para encurtar a diferença de Lula a Bolsonaro no Sudeste.

Flávio Dino - Justiça
Governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino se destacou como uma das vozes da oposição durante o governo de Jair Bolsonaro e atuou para ampliar os votos de Lula no Nordeste. Ex-deputado federal, Dino fez carreira como juiz federal.

Geraldo Alckmin - Desenvolvimento, Indústria e Comércio
O vice-presidente eleito, que já foi deputado constituinte e governador de São Paulo, tem bom contato com os empresários do setor industrial e foi escolhido ao cargo pela dificuldade de Lula em achar alguém mais ligado ao mercado para assumir a pasta.

José Múcio Monteiro - Defesa
Ex-ministro das Relações Institucionais no segundo mandato de Lula à frente da Presidência, também foi ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) e é visto por Aliados do presidente eleito como uma solução para pacificar as Forças Armadas pela alta capacidade de articulação.

Luciana Santos - Ciência, Tecnologia e Inovação
Ex-deputada estadual e federal, Luciana é presidente nacional do PCdoB e foi a primeira mulher vice-governadora de Pernambuco, eleita em 2018 com Paulo Câmara (PSB).

Luiz Marinho - Trabalho
O ex-deputado federal e ex-prefeito de São Bernardo do Campo já chefiou a pasta entre 2005 e 2007, e volta após quase 16 anos, em contato com centrais sindicais.

Márcio França - Portos e Aeroportos
França, ex-governador de São Paulo e articulador que viabilizou a chapa Lula-Alckmin, foi candidato ao Senado por São Paulo neste ano, perdendo para Marcos Pontes (PL-SP).

Margareth Menezes - Cultura
Integrando a equipe de cultura na transição de governo, a baiana é cantora e lançou o primeiro álbum em 1980, conquistando desde então dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de indicações para o Grammy. É sondada para a Cultura.

Mauro Vieira - Relações Exteriores
Ex-ministro das Relações Exteriores no governo de Dilma Rousseff, foi uma das lideranças próximas a Lula nos momentos antes da prisão, em 2018, pela Operação Lava Jato.

Nísia Trindade - Saúde
É presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) desde 2017 e faz parte do grupo técnico de Saúde na equipe de transição de governo, além de ter coordenado as ações da instituição durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e negociado a vacina da Astrazeneca junto à Universidade de Oxford.

Rui Costa - Casa Civil
O governador da Bahia é um dos favoritos a assumir a Fazenda no novo governo petista. Ele encerra seu mandato no estado este ano, e deu uma demonstração de unidade no PT ao reconciliar-se com Jacques Wagner e apoiar a candidatura de Jerônimo Rodrigues, eleito governador.

Silvio Almeida - Direitos Humanos
O filósofo, advogado e ex-colunista da Folha é professor de direito e um dos expoentes na luta antirracista, fazendo parte do grupo técnico de direitos humanos durante a transição de governo.

Wellington Dias - Desenvolvimento Social
O senador pelo estado do Piauí é um dos sondados a assumir algum cargo de primeiro escalão no governo Lula. Ele foi um dos coordenadores da campanha do ex-presidente e colaborou na elaboração de propostas para a economia.

Alexandre Padilha - Relações Institucionais
Padilha, deputado federal pelo PT, foi ministro das Relações Institucionais de Lula e da Saúde da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e no pleito deste ano foi um dos coordenadores da campanha petista.

Aloizio Mercadante - BNDES
Mercadante, que ficou malvisto no PT após o impeachment de Dilma por se opor à aliança com o PMDB, volta ao governo após se redimir como coordenador do plano de governo de Lula.

Andrei Passos Rodrigues - Direção-geral da PF
Andrei é delegado da PF e ocupou o posto de coordenador da equipe de segurança de Lula na campanha eleitoral, cargo em que permanecerá até a posse.

Márcio Macedo - Secretaria-Geral da Presidência
Formado em Biologia, é vice-presidente do PT e já foi tesoureiro da sigla, atuando em Sergipe, onde foi eleito deputado federal em 2010.

Jorge Messias - Advocacia-Geral da União
É Procurador da Fazenda Nacional e integra a equipe de transição de Lula, no grupo técnico de transparência, integridade e controle, além de ter atuado nas áreas jurídicas dos ministérios da Educação, Casa Civil e Ciência e Tecnologia.

Vinícius Marques Carvalho - Controladoria-Geral da União
É graduado e doutor em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), tendo atuado como especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) do Governo Federal, Secretário de Direito Econômico e Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de 2012 a 2016.

Cotados:

Alexandre Silveira
Senador pelo PSD em Minas Gerais, foi importante palanque de Lula no estado, que foi vencido pelo petista nos dois turnos. É visto como uma possibilidade de indicação para o partido, mas sem uma pasta específica.

Carlos Fávaro
Senador pelo PSD no Mato Grosso, é uma das poucas lideranças do agro que declararam apoio a Lula ainda no primeiro turno, e agora participa da transição governamental. É sondado para a Agricultura, mas concorre com Neri Geller.

Eduardo Braga
É líder do MDB no Senado Federal e busca retomar a influência sobre o Ministério de Minas e Energia –ele foi titular da pasta no governo Dilma Rousseff. Apesar disso, ganhou proximidade com o mandato de Bolsonaro, o que o prejudica na corrida para a indicação do partido.

Elmar Nascimento
O deputado federal reeleito pelo União Brasil é baiano, e tem influência no nordeste e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ele possuiu influência na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Felipe Salto
Salto é economista, de perfil mais técnico, e é secretário da Fazenda do estado de São Paulo. Ele é cotado para assumir alguma secretaria executiva no Ministério da Fazenda.

Guilherme Boulos
O psolista é uma aposta proeminente para a Prefeitura de São Paulo em 2024, após ser eleito deputado federal neste ano e com o bom desempenho no pleito para a capital, ocorrido em 2020. É sondado para as Cidades.

Isnaldo Bulhões Jr.
É deputado federal por Alagoas em seu primeiro mandato na Câmara Federal, com passagens anteriores pela Assembleia Legislativa do estado e pela Câmara Municipal de Maceió. É uma das lideranças proeminentes do MDB, e possível indicação em troca de apoio ao governo, mas sem pasta definida.

Izabella Teixeira
Ex-ministra do Meio Ambiente no fim do segundo mandato de Lula e durante o governo de Dilma, é uma das apostas para retornar à pasta, trabalhando inclusive no tema para a transição de governo.

Jaques Wagner
Wagner é um dos caciques do PT, e já foi deputado federal e governador pela Bahia, além de ministro das Relações Institucionais sob Lula e na Defesa e Casa Civil sob Dilma. Hoje é senador, mas trabalhou ativamente na campanha de Lula e é cotado para voltar à Esplanada.

Jean Paul Prates
Prates é senador do PT do Rio Grande do Norte e é atuante na área de energia, especialmente no setor de óleo e gás. Deve assumir o Ministério de Minas e Energia, mas também é visto como forte opção para assumir a Petrobras.

Joênia Wapichana
É a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal na história, pela Rede e representando Roraima. Vista como uma boa opção de moderação e negociação, é sondada para o Ministério dos Povos Originários.

José Priante
Priante é ligado ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), aliado a Lula. O MDB do Pará conseguiu eleger 9 deputados, de um total de 17 no estado, e o deputado federal é uma das opções de indicação da sigla em troca de apoio ao governo no Legislativo.

Marcelo Freixo
O deputado federal encerra o mandato neste ano após perder a eleição deste ano ao Governo do Rio de Janeiro para Cláudio Castro (PL), agora reeleito. Já foi do PSOL e migrou para o PSB, e é cotado para o Turismo.

Marina Silva
A ex-ministra do Meio Ambiente, que havia rompido com o PT desde 2009, reconciliou-se com o partido nas eleições deste ano e foi um grande símbolo de união na campanha. Ela foi eleita deputada federal, mas pode ocupar novamente o Meio Ambiente no novo mandato de Lula.

Neri Geller
O deputado federal e ex-ministro de Dilma é do PP de Mato Grosso, e foi um dos poucos bastiões de Lula no setor agropecuário, engajando-se na campanha apesar dos ataques. Geller é uma opção para a Agricultura, concorrendo com Simone Tebet (MDB-MS).

Pedro Paulo
Pedro Paulo é ligado ao prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que fez campanha a favor de Lula desde o primeiro turno da eleição presidencial. O partido não sinalizou que pasta o parlamentar poderia comandar.

Pedro Serrano
Advogado e professor de direito constitucional da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Pedro Serrano é ex-procurador do Estado de São Paulo.

Randolfe Rodrigues
Senador pelo Amapá, o parlamentar da Rede foi um dos primeiros aliados a embarcar na candidatura de Lula. Durante a campanha, trabalhou de forma intensa e costurou apoios simbólicos. Assim como Marina Silva, Randolfe também é cotado para o Ministério do Meio Ambiente.

Renan Filho
Filho de Renan Calheiros (MDB-AL), é senador eleito e um dos quadros mais próximos a Lula dentro do partido. Deve ser indicado para a esplanada pelo pai, que busca aumentar a influência na estrutura interna do MDB.

Simone Tebet
A senadora e candidata à Presidência pelo MDB neste ano foi peça chave para a eleição de Lula, colaborando com a campanha especialmente em sua movimentação para os votos de indecisos e pessoas menos afeiçoadas ao PT. Ela, que prefere assumir a Educação, é cotada para os ministérios da Agricultura ou pastas voltadas ao social.

Sônia Guajajara
É deputada federal eleita pelo PSOL em São Paulo e foi candidata à Vice-presidência em 2018 pelo mesmo partido, com Guilherme Boulos. É liderança preponderante entre os indígenas e é cotada para o Ministério dos Povos Originários, pasta inédita que será criada por Lula.

Tereza Campello
Campello é ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff, e é bem vista aos olhos de Lula como uma opção para ministérios da área social, que serão ampliados no novo governo do petista.

A Esplanada do novo governo Lula

Ministérios anunciados

  • Fazenda
    Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro
  • Justiça
    Flávio Dino, ex-governador do Maranhão e senador eleito
  • Relações Exteriores
    Mauro Vieira, ex-ministro
  • Casa Civil
    Rui Costa, governador da Bahia
  • Defesa
    José Múcio Monteiro, ex-ministro das Relações Institucionais e ex-presidente do TCU
  • Educação
    Camilo Santana, senador eleito e ex-governador cearense
  • Cultura
    Margareth Menezes, cantora
  • Desenvolvimento Social
    Wellington Dias, ex-governador e senador eleito
  • Direitos Humanos
    Silvio Almeida, filósofo
  • Igualdade Racial
    Anielle Franco, presidente do Instituto Marielle Franco
  • Gestão
    Esther Dweck, economista
  • Saúde
    Nísia Trindade, presidente da Fiocruz
  • Mulher
    Cida Gonçalves, ex-secretária do Combate à Violência contra a Mulher
  • Desenvolvimento, Indústria e Comércio
    Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito
  • Trabalho
    Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo do Campo
  • Ciência, Tecnologia e Inovação
    Luciana Santos, vice-governadora maranhense

Secretarias, estatais e instituições

  • Relações Institucionais
    Alexandre Padilha, deputado federal do PT por São Paulo
  • Controladoria-Geral da União
    Vinícius Marques Carvalho, advogado
  • Secretaria-Geral da Presidência
    Márcio Macedo, ex-deputado federal e vice-presidente do PT
  • Advocacia-Geral da União
    Jorge Messias, advogado e procurador da Fazenda
  • Polícia Federal
    Andrei Passos Rodrigues, delegado da PF
  • BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento)
    Aloizio Mercadante, ex-ministro

Ministérios cotados

  • Agricultura
    Neri Geller, deputado federal e ex-ministro
    Simone Tebet, senadora e advogada
    Carlos Fávaro, senador
  • Cidades
    Guilherme Boulos, deputado federal eleito pelo PSOL em São Paulo
  • Meio Ambiente
    Marina Silva, deputada federal eleita, ex-senadora e ex-ministra
    Randolfe Rodrigues, senador
    Izabella Teixeira, ex-ministra
  • Minas e Energia
    Jean Paul Prates, senador
    Eduardo Braga, senador
    Elmar Nascimento, deputado federal
  • Povos Originários
    Joênia Wapichana, deputada federal da Rede por Roraima
    Sônia Guajajara, deputada federal eleita pelo PSOL em São Paulo
  • Turismo
    Marcelo Freixo, deputado federal pelo PSB no Rio de Janeiro

Outros ministeriáveis

  • Alexandre Silveira, senador
  • Isnaldo Bulhões Jr., deputado federal
  • José Priante, deputado federal
  • Pedro Paulo, deputado federal
  • Renan Filho, senador
  • Tereza Campello, ex-ministra

Secretarias e estatais

  • Secretaria-executiva na Fazenda
    Felipe Salto, economista e secretário da Fazenda do estado de São Paulo
  • Petrobras
    Jean Paul Prates, senador
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.