Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Márcio França diz que dono de avião em que Lula viajou quer devolver Brasil aos brasileiros

Ex-governador afirma que José Seripieri só não foi seu suplente na disputa pelo Senado porque não quis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-governador Márcio França (PSB) diz ao Painel que o empresário José Seripieri Filho, dono de avião em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para o Egito, é seu amigo e só não foi seu suplente na disputa para o Senado em 2022 porque não quis.

"Se quisesse, teria sido", afirma o pessebista.

França afirma que Seripieri é um homem idôneo, além de bem-sucedido empresarialmente. Ele foi fundador da Qualicorp e é dono da operadora QSaúde. Ele não ocupa cargo na administração da Qualicorp desde 2019.

"Não deixo soldados feridos pelo caminho", afirma o ex-governador. O suplente de França foi Juliano Medeiros, presidente do PSOL.

Márcio França (PSB), ex-governador de SP, durante evento em homenagem ao advogado Augusto de Arruda Botelho
Márcio França (PSB), ex-governador de SP, durante evento em homenagem ao advogado Augusto de Arruda Botelho - Zanone Fraissat-5.ago.2022/Folhapress

O ex-governador de São Paulo diz que fizeram "uma brutalidade" contra Seripieri para atingir Lula.

Ele se refere à Operação Paralelo 23, que fez com que Seripieri ficasse preso por três dias em julho de 2020. Ela investigou pagamentos para a campanha de José Serra (PSDB) ao Senado em 2014.

Seripieri se tornou réu acusado de corrupção, lavagem e caixa dois na Justiça Eleitoral de São Paulo. O senador também responde ao processo.

No fim de 2020, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso homologou acordo de colaboração de Seripieri firmado com a Procuradoria-Geral da República. O compromisso previa o pagamento de R$ 200 milhões pelo empresário como ressarcimento aos cofres públicos.

Os termos do acordo, assim como detalhes dos depoimentos, permanecem sigilosos até hoje.

Segundo Márcio França, "o tiro saiu pela culatra"

"Lula está eleito e Júnior [apelido pelo qual é conhecido Seripieri] reúne forças para devolver o Brasil aos brasileiros. A delação dele diz respeito a caixa 2 na campanha do brilhante senador e ex-governador Serra. Ao ser homologada pela Justiça, cada um responde por seus atos e paga a pena. Ele fez isso. Muitos deveriam seguir seu exemplo", afirma o pessebista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.