Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Pronunciamento de Bolsonaro teve desfalques no núcleo político

Fábio Faria e Flávio Bolsonaro não estiveram presentes à fala do presidente, assim como Mourão, Michelle e Carlos Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alguns integrantes do núcleo duro da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) se ausentaram do pronunciamento feito por ele na terça-feira (1°), quase dois dias após a derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, estava em São Paulo. Na sexta-feira (28), ele se disse estar arrependido de ter dado uma das últimas cartadas da campanha: a denúncia de irregularidades na transmissão da propaganda eleitoral nas rádios.

O presidente Jair Bolsonaro faz pronunciamento após derrota nas urnas dentro do Palácio da Alvorada Gabriela Biló/Folhapress - Folhapress

O ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten foi outro a se manter distante.

Considerado do núcleo pragmático do clã, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também não compareceu ao Palácio da Alvorada. Ele foi o primeiro da família a reconhecer a derrota nas redes sociais e a agradecer os 58 milhões de eleitores. Seu irmão Carlos, responsável pelas redes sociais da campanha, tampouco compareceu. Entre os filhos políticos, apenas o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) esteve junto ao pai.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro não acompanhou o marido durante a fala de quase três minutos, mas, horas depois, publicou um vídeo curto da chegada dele ao púlpito, no qual o chama de "meu galego". Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, foi outro ausente.

Do núcleo principal mesmo, só estava presente o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI). Coube a ele esclarecer que seria dado início à transição de governo com a autorização de Bolsonaro.

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não estava presente, mas, ao longo do dia, manteve contato com o chefe do Executivo para convencê-lo a quebrar o silêncio.

Da órbita um pouco mais distante, o vice-presidente Hamilton Mourão estava no Palácio do Planalto enquanto o discurso era lido no Alvorada.

Na sua agenda oficial consta uma reunião com empresários do setor de transportes de cargas e logísticas. Desde domingo, quando Bolsonaro perdeu as eleições, o país enfrenta uma paralisação de caminhoneiros, com bloqueios em diversas estradas.

O presidente vinha sendo pressionado a se manifestar logo até para pedir aos manifestantes que cessassem os transtornos. Bolsonaro, no entanto, não foi explícito e se limitou a condenar métodos "usados pela esquerda".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.