Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Transição quer ouvir partidos da base de Bolsonaro antes de apresentar PEC

Reunião com PL, PP e Republicanos está sendo articulada para a próxima quinta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O comitê de transição de governo pretende ouvir integrantes de partidos da base aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL) antes de apresentar o texto final da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que pretende tirar o Bolsa Família do teto de gastos.

A ideia é fazer uma reunião mais ampliada na próxima quarta-feira (23), que inclua as legendas que já fazem parte do arco de alianças do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras como PP, PL e Republicanos.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) deve conduzir o encontro, que poderá ocorrer na sede da transição, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília. Parlamentares que participam das articulação para a aprovação do PEC afirmam que, só após a reunião, o texto final deve ser formatado e apresentado ao Congresso Nacional.

0
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 09.11.2022 - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin, durante entrevista (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress) - Folhapress

Líderes da base de Bolsonaro consultados pelo Painel, no entanto, não tinham sido comunicados ainda do encontro. Senadores, deputados e presidentes dessas siglas disseram não ter conhecimento da agenda.

Carlos Portinho (PL-RJ), líder do PL no Senado, disse estar disponível para o diálogo, mas avalia que op aceno chega tarde. "Sempre estive à disposição no que há convergência: Auxílio Brasil com R$ 200 a mais (R$ 52 bi fora do teto) e salário mínimo não acima, mas no valor inflação", disse.

Auxiliares da transição esclarecem que a agenda ainda está sendo construída e que tanto Lula quanto Alckmin devem entrar na articulação com os partidos que apoiam Bolsonaro. O petista só deve chegar a Brasília na quarta-feira (23).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.