Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aliados de Haddad dizem que ele foi o prefeito de SP que mais investiu em 30 anos

Defesa ocorreu após membros da gestão João Doria dizerem ao Painel que o futuro ministro da Fazenda expandiu excessivamente os gastos quando comandava a Prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aliados de Fernando Haddad (PT) afirmam que ele foi responsável pelo maior volume de investimentos em São Paulo nos últimos 30 anos, em resposta a membros da gestão João Doria que disseram ao Painel que o futuro ministro da Fazenda expandiu excessivamente os gastos como prefeito e depois, a partir da recessão de 2014, fez cortes em serviços que prejudicaram a população da cidade.

Levantamento do jornal O Estado de S. Paulo mostra que Haddad investiu R$ 15,6 bilhões em valores nominais em sua gestão e R$ 24 bilhões se considerado o reajuste da inflação em 2022, valor superior ao de todos seus antecessores nas décadas anteriores.

Ex-prefeito de SP Fernando Haddad
Ex-prefeito de SP Fernando Haddad, indicado pelo presidente eleito Lula para o Ministério da Fazenda, em entrevista no CCBB - Pedro Ladeira/Folhapress

Sobre a leitura de que Haddad compensou os gastos ao aumentar a arrecadação com multas de trânsito, os haddadistas afirmam que a gestão ganhou ações judiciais que a acusavam de ter criado uma "indústria da multa". Eles destacam que o prefeito foi o primeiro a obter grau de investimento junto à agência Fitch Ratings para a cidade.

Os ex-secretários de Doria que herdaram a gestão municipal de Haddad em 2017 disseram à coluna que o petista fez uma gestão equilibrada do ponto de vista de caixa e está longe de ser inconsequente.

Eles descrevem a administração do petista como "equilíbrio expansionista", com um Estado grande e marcado por gastos elevados, mas sustentados em aumento de receitas, especialmente por meio de impostos como IPTU e IBTI, o imposto sobre transmissão de imóveis.

No entanto, a recessão econômica a partir de 2014 interrompeu o equilíbrio da gestão petista. Segundo os sucessores, Haddad mostrou responsabilidade e tomou medidas adequadas de contenção de despesas, como cortes na zeladoria, que, entretanto, se mostraram insuficientes, já que boa parte dos gastos mais significativos estava atrelada a obras e investimentos contratados e que não podiam ser interrompidos, como obras e subsídios.

Em suas avaliações públicas, Doria destoou dos membros de sua administração e dizia que sua administração era prejudicada por rombo deixado pelo petista. A acusação do então tucano era refutada por Haddad, que argumentava que ele confundia rombo orçamentário com frustração de receitas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.