Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Programação da posse de Lula será reavaliada após ameaça de atentado

Segundo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, terrorismo justifica preocupação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que todos os procedimentos relativos à posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serão revistos nesta semana, após a ameaça de um atentado a bomba provocado por um militante bolsonarista em Brasília.

O futuro ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino - Pedro Ladeira/Folhapress

"Tudo vai ser revisto, tudo repassado, passo a passo, para fortalecer a segurança do presidente e da posse. Estamos diante de um fato novo muito grave, envolvendo um homem com fuzis e bombas, que afirma não ter agido sozinho", disse ao Painel.

Não estão descartadas mudanças nos horários dos eventos, no trajeto de Lula na Esplanada e na programação, que envolve diversos shows. "Estamos em outro patamar, de terrorismo".

O futuro ministro afirma que uma linha de investigação é saber se houve financiamento para que o autor do quase-atentado, George Washington de Oliveira Sousa, adquirisse o arsenal apreendido. "Ele diz que é gerente de posto e investiu R$ 160 mil em armas. Quem pagou essa conta?".

Dino afirma que o episódio mostra que os acampamentos de bolsonaristas em frente a quartéis por todo o Brasil se tornaram ilegais. "São locais abertos, com armas. Esse problema ultrapassa a posse. Derrotamos Bolsonaro, mas não o bolsonarismo", disse.

O episódio poderá ser usado como peça para responsabilizar criminalmente o atual presidente após sua saída do cargo. Em seu depoimento, Sousa afirmou que foi encorajado pelas reiteradas declarações de Bolsonaro em defesa de que a população se arme contra a "tirania" do governo.

"A responsabilidade política do Bolsonaro é evidente. Estimulou o armamentismo irresponsável e atos de ataques a instituições. Mas a responsabilidade judicial ainda é cedo para falar", declarou o futuro ministro.

Coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho diz que há uma conexão do autor do atentado com Bolsonaro, ainda que por enquanto seja indireta. "Não tenho a menor dúvida de que chega nele. O presidente sempre incentivou esse tipo de coisa."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.