Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Davi Alcolumbre deve presidir CCJ por mais dois anos

Pelos acordos que Pacheco costura para sua reeleição, PT deve ficar de fora das principais comissões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) deve presidir novamente a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o colegiado mais importante do Senado. Alcolumbre se firmou como um dos principais aliados do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e tem participado ativamente das articulações por sua reeleição.

Interlocutores de Pacheco, no entanto, afirmam que o senador pelo Amapá não fará do posto um cavalo de batalha e pode ceder, caso seja necessário compor com outras legendas.

Senador Davi Alcolumbre (União-AP) preside sessão solene no Senado.(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Pelos acordos costurados até o momento, o PSD de Pacheco deve presidir a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e o MDB pretende ficar com a CRE (Comissão de Relações Exteriores). Renan Calheiros (MDB-AL) é o mais cotado para o posto.

Com essa divisão, o PT deve ficar de fora das principais comissões do Senado, apesar de o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ter endossado a candidatura de Pacheco desde o princípio. Hoje, o partido comanda as comissões de Direitos Humanos e de Meio Ambiente, colegiados frequentemente ocupados pela oposição.

Há insatisfação entre petistas com essa divisão. Pelo fato de o partido ser governo, havia a expectativa de um posto com maior projeção política.

Na próxima segunda-feira (30) a bancada tem uma reunião marcada com Pacheco para tratar dos espaços na futura gestão, caso a reeleição se concretize. Aliados do presidente do Senado defendem que, ao entregar a 1ª Secretaria para o PT, considerada a "prefeitura" da Casa, com acesso a cargos e orçamento, ele já faz um gesto importante ao partido, que terá somente a quarta bancada.

Alcolumbre presidiu a CCJ nos últimos dois anos. Além de analisar a constitucionalidade de todos os projetos de lei, a comissão é responsável pelas sabatinas de ministros do Judiciário indicados pelo presidente da República. Durante sua gestão, atuou para dificultar a nomeação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça, adiando a sabatina do então indicado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.