Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu ataque à democracia

Em grupos, bolsonaristas celebram ataque na Esplanada e culpam esquerda

Apoiadores de ex-presidente espalham versão fantasiosa de que violência é culpa de infiltrados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mesmo após as prisões em massa de golpistas que participaram da invasão da Esplanada dos Ministérios e da desocupação do acampamento em frente ao quartel-general do Exército, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguem incitando atos pelo WhatsApp.

Mulher com bandeira do Brasil amarrada junto ao corpo aparece de costas. Diante dela, policiais da cavalaria formam uma barreira na avenida
Bolsonarista se posiciona diante de barreira da cavalaria da Polícia Militar, em Brasília - Mateus Vargas/Folhapress

Nesta segunda-feira (9), também começou a circular uma versão de que a violência seria produto de esquerdistas infiltrados entre os manifestantes.

Um participante escreveu que a violência foi causada por "policiais ligados ao PT, quebrando o Congresso para colocar culpa nos bolsonaristas". A versão fantasiosa já foi disseminada em episódios anteriores de quebra-quebra.

Outro bolsonarista respondeu que "somente um milagre para provarmos que não foram os patriotas os responsáveis pelos ataques".

Apesar da indignação com o que veem como repressão das autoridades, o tom dos manifestantes é de autocongratulação com a invasão dos prédios que sediam os Três Poderes.

"Patriotas, parabéns, meus heróis. Ontem, 8/01/23, vai entrar para a história. Foi um dia inesquecível", escreveu um apoiador do ex-presidente Bolsonaro na manhã desta segunda (9).

Outro pediu que haja uma escalada nos atos. "Talvez a solução seja sairmos todos nas ruas, eles jamais irão prender milhões de pessoas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.