Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu forças armadas

Generais evitam aderir a manifesto pró-democracia

Militares afirmam que subscrever documentos do tipo não faz parte da cultura das Forças Armadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com mais de 700 mil assinaturas, a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático não teve adesão expressiva de militares, nem daqueles que vocalizam críticas ao governo.

Ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL) e um dos mais contundentes em suas declarações, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz afirma que considera a iniciativa válida, mas não irá subscrevê-la.

"Não assinei porque assinar manifesto não é muito da nossa cultura militar. A gente quando quer se manifestar vai lá e fala, não fica fazendo coisa conjunta. Mas não quer dizer que eu não apoie. Mostra uma preocupação da sociedade com o futuro do país, considero o manifesto válido", diz Santos Cruz, que rompeu com Bolsonaro após ter sido demitido da Secretaria de Governo.

O general Carlos Santos Cruz (Podemos-DF) ao sair de um evento com reitores de universidades. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

O general Sérgio Etchegoyen, que ocupou o Gabinete de Segurança Institucional no governo Michel Temer (MDB), diz não ter sido convidado, mas avalia que assinar esse tipo de documento "não cabe a um militar". "As opiniões que dou são todas individuais. Opiniões coletivas são vedadas aos militares."

O general Joaquim Silva e Luna, ex-presidente da Petrobras, vai na mesma linha. "Não discuto o conteúdo. Mas nunca assinei manifesto", diz.

Outros militares que romperam com Bolsonaro não estão na lista de signatários, entre eles os generais Maynard Santa Rosa, ex-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos; Otávio Rego Barros, ex porta-voz da Presidência e Paulo Chagas, que concorreu ao governo do Distrito Federal em 2018.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.