Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Grupo de Leite minimiza resistência do Cidadania e insiste em federação tucana com Podemos

Governador do RS deve assumir comando do partido em fevereiro, no lugar de Bruno Araújo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Futuro presidente do PSDB, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, coloca como uma das prioridades para 2023 a formação de uma federação com o Podemos. Ele deve assumir o comando do partido em fevereiro, no lugar do atual presidente, Bruno Araújo.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que deve assumir a presidência do PSDB - Palácio Piratini

Para oficializar a aliança partidária, no entanto, será necessário vencer a resistência do Cidadania, que já é federado com os tucanos. No último dia 28 de dezembro, a Executiva da legenda rejeitou agregar o Podemos à aliança.

Um dos aliados do governador no partido, o prefeito de Santo André, Paulinho Serra, afirma que a decisão do Cidadania não será empecilho.

"Com todo o respeito, pelo que eu soube foi uma decisão tomada na última semana do ano, sem a presença do presidente [Roberto Freire] e da bancada do partido. Esperamos que haja uma discussão mais calma, transparente e com as principais figuras do partido", diz Serra.

Para Leite assumir o comando do PSDB, está sendo articulada pelo atual presidente, Bruno Araújo, a renúncia da maioria dos membros da Executiva do partido. Segundo o estatuto, isso levará a uma nova eleição pelo diretório nacional, abrindo caminho para o gaúcho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.