Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tarcísio nomeia ex-secretário de Doria e aumenta cota de bolsonaristas

Filipe Sabará ficou marcado por caso farinata e foi expulso do Novo ao tentar se candidatar a prefeito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) escolheu o empresário Filipe Sabará para ser secretário-executivo de Desenvolvimento Social de sua gestão. A pasta será tocada por Gilberto Nascimento Júnior.

Com isso, Tarcísio aumenta a cota de bolsonaristas de sua administração, que recebe críticas de alguns aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por uma suposta sub-representatividade do grupo.

Entre os secretários, apenas Sonaira Fernandes (Políticas para a Mulher) e Guilherme Derrite (Segurança Pública) são vinculados à chamada ala ideológica do bolsonarismo. O governador fez sua campanha com a promessa de que montaria um secretariado técnico.

Herdeiro do Grupo Sabará, gigante da indústria química voltada à fabricação de cosméticos, Filipe Sabará teve sua primeira passagem de destaque na política como secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de João Doria (sem partido) na Prefeitura de São Paulo, com quem romperia posteriormente para se aproximar do bolsonarismo.

Filipe Sabará durante o debate presidencial na TV Bandeirantes com os então candidatos Lula e Jair Bolsonaro
Filipe Sabará durante o debate presidencial na TV Bandeirantes com os então candidatos Lula e Jair Bolsonaro - Mathilde Missioneiro-16.out.2022/Folhapress

Inicialmente, procurou adotar um estilo parecido com o do então prefeito, pregando agilidade, como pedia o bordão "acelera". Chamado de mini-Doria, ganhou a confiança do tucano.

Em 2017, Doria criou controvérsia ao anunciar que distribuiria às famílias de baixa renda e incluiria na merenda escolar um granulado feito de alimentos perto da data de vencimento da validade. O biscoito ganhou o apelido de farinata e chegou a ser chamado de "ração humana" por seus críticos.

Como secretário, Sabará passou a fazer a defesa pública da farinata e chegou a prová-la para uma reportagem do SBT Brasil. O vídeo, no qual o secretário não faz uma expressão positiva enquanto mastiga e responde "vai do gosto de cada um" ao ser perguntado se o biscoito é gostoso, viralizou à época.

Anos depois, ele diria que a ideia da farinata foi de Doria, não sua, mas que só quem não tem coração chama o granulado de ração.

Em 2020, tentou ser candidato a prefeito de São Paulo pelo Novo. Nessa época, radicalizou seu discurso ao se aproximar de Bolsonaro e passou a sofrer oposição de membros de seu partido.

Ele então foi expulso do Novo após acusações de ocultação de patrimônio da Justiça Eleitoral por corrigir sua declaração de R$ 15 mil para R$ 5 milhões e, principalmente, por mentir sobre sua formação acadêmica. Sabará contestou as acusações e se disse perseguido. Sua candidata a vice, Marina Helena, renunciou ao posto, e o TRE-SP indeferiu a chapa.

Em 2022, ele fez parte do grupo de transição de Tarcísio na área de Desenvolvimento Social.

Doria exibe granulado composto por farinata no lançamento do programa Alimento para Todos, em 2017
Doria exibe granulado composto por farinata no lançamento do programa Alimento para Todos, em outubro - Rosanna Perroti-16.out.2017/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.