Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu ataque à democracia

Ministério dos Direitos Humanos vai acompanhar situação de presos por ato golpista

Em nota, pasta diz que atuará para que legalidade seja observada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, afirmou em nota divulgada nesta terça-feira (10) que irá fazer um acompanhamento da situação das pessoas presas em razão dos atos de vandalismo praticados durante a invasão de prédios públicos na praça dos Três Poderes,em Brasília, no domingo (8).

Cerca de 1.500 manifestantes bolsonaristas foram detidos e levados a locais para serem identificados e encaminhados a prisões.

Mulher com bandeira do Brasil amarrada junto ao corpo aparece de costas. Diante dela, policiais da cavalaria formam uma barreira na avenida
Bolsonarista se posiciona diante de barreira da cavalaria da Polícia Militar, em Brasília - Mateus Vargas/Folhapress

"O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania informa que já está em contato com o Ministério da Justiça a fim de monitorar a situação das pessoas detidas após as arruaças que se deram em Brasília no último domingo. As prisões em flagrante estão sendo lavradas e as pastas irão atuar conjuntamente para que a legalidade sempre seja observada", afirma a nota.

Em grupos de bolsonaristas, há denúncias de que os presos estariam sofrendo maus tratos e tendo seus direitos cerceados. Também alega-se falsamente que haveria infiltrados esquerdistas.

O ministério afirma que se alinha com a condenação dos atos golpistas. "A verdadeira defesa dos direitos humanos exige o repúdio ao golpismo e à violência promovida por grupos antidemocráticos e orientados pelo fascismo", declara.


A pasta acrescenta que vê com preocupação a situação de todas as pessoas presas no país. "O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania gostaria de expressar sua preocupação com todas as pessoas deste país que se encontram presas —sem exceção— e que em sua grande maioria, são pessoas pobres e desamparadas.

I

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.