Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Para governo Lula, Comissão de Mortos pela ditadura segue em vigor

Ato de Bolsonaro que acabou com colegiado é inócuo juridicamente, diz assessor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera que a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos durante o regime militar não foi extinta pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), e que para reativá-la basta que sejam nomeados novos componentes.

Nilmário Miranda, nomeado assessor do Ministério dos Direitos Humanos - Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

"Deram um golpe faltando 15 dias para acabar o governo. É um golpe inútil, porque é impossível destruir, não tem base jurídica. Foi uma provocação. Não precisa recriar a comissão, já existe a lei 9.140", diz Nilmário Miranda, recém-nomeado assessor especial no Ministério dos Direitos Humanos para cuidar de temas como defesa da democracia e memória.

A lei mencionada por Miranda é a que criou a comissão em 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). No entendimento dele, a extinção do colegiado nos últimos dias da gestão Bolsonaro é, portanto, inócua. "Basta nomear a comissão", afirmou. A intenção do ministério é que o órgão esteja novamente operacional ainda no primeiro semestre.

Paralelamente, algumas iniciativas jurídicas para ressuscitar a comissão estão sendo tomadas, segundo o assessor: uma está sendo elaborada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e pela Defensoria Pública da União. Outra é uma ação popular elaborada por 150 entidades.

O assessor afirma ainda que serão prioridades do novo governo retomar a busca por documentos do regime militar que ajudem a esclarecer o destino de mortos e desaparecidos, além de prosseguir com os esforços para identificar ossadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.