Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secretaria de Saúde determina 'apuração rigorosa' em contrato do Butantan para processar imprensa

Fundação contratou escritório de advocacia no final de 2022 após ser alvo de matérias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) determinou uma "apuração rigorosa" do contrato firmado entre a Fundação Butantan e o escritório de advocacia Manssur Sociedade de Advogados.

Dimas Covas, ex diretor do Instituto Butantan no coquetel de pré- lançamento do documentário "Nós Contra o Vírus - Como Centro de Contingência de São Paulo enfrentou a Covid" no Palácio dos Bandeirantes. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

O Painel revelou que o escritório foi contratado para processar veículos de imprensa que tiverem causado dano à instituição, além de "prejuízo à honra e à imagem pessoal" do seu presidente, Dimas Covas, de demais gestores e ex-gestores. A contratação se deu sem licitação por R$ 500 mil, mais uma "taxa de sucesso" de 15% sobre o valor de indenizações eventualmente obtidas.

Em nota, a secretaria informou ser contra esse tipo de conduta. "A SES, além de respeitar a liberdade da imprensa, é veementemente contra a utilização de recursos da Fundação ou do Instituto Butantan para o patrocínio de causas particulares dos dirigentes das entidades", pontuou.

Fac-simile Contrato Butantan - Pág. 215 item 1 (do Objeto)
Reprodução do contrato firmado pela Fundação Butantan para processar veículos de comunicação no final de 2022 - Reprodução

O contrato foi firmado em 22 de dezembro do ano passado, dias após a Folha ter publicado reportagens revelando suspeitas de irregularidades na Fundação, entre elas possível superfaturamento de R$ 161 milhões em contrato feito sem licitação com uma empresa de software, investigado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.