Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Prefeito de SP barra nome para Comunicação por apoio a padre Júlio Lancelotti

Jornalista Chico Mendonça estava próximo de ser oficializado como secretário, mas postagens desagradaram Ricardo Nunes; prefeito nega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Favorito para assumir a Secretaria de Comunicação da gestão Ricardo Nunes (MDB) na Prefeitura de São Paulo, o jornalista Chico Mendonça foi vetado por ter publicado mensagens em redes sociais em que manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti, que tem antagonizado publicamente com o emedebista.

Mendonça chegou a passar os últimos dias na sede da prefeitura para ganhar mais familiaridade com o cargo, atualmente ocupado por Marcus Vinicius Sinval, que deverá deixar em breve o posto.

Tuíte em que Chico Mendonça manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti
Tuíte em que Chico Mendonça manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti - Reprodução

Em seu Twitter, Mendonça compartilhou uma petição em apoio à indicação do padre Júlio Lancelotti ao prêmio Nobel da Paz em 26 de junho de 2022. Após ter conhecimento disso, a prefeitura desistiu de contratá-lo.

Nunes e o padre têm discutido publicamente recentemente. Na semana passada, o prefeito publicou texto na Folha em que defendia seus programas para a população em situação de rua. Dias depois, o padre escreveu ao jornal uma réplica em que criticava os argumentos do prefeito, que acusou de incentivar a aporofobia [aversão aos pobres].

A proximidade de Lancellotti com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) teve peso especial na desistência da contratação de Mendonça. O líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) deverá disputar a prefeitura em 2024 contra Nunes e tem sido um dos principais críticos da atual gestão municipal.

Mais recentemente, Boulos e Lancellotti acionaram conjuntamente a Justiça e conseguiram uma liminar impedindo que a Prefeitura de São Paulo remova barracas e outros pertences de pessoas em situação de rua.

Por meio de sua assessoria, o prefeito negou que tenha barrado a indicação do jornalista e afirmou que ambos seguem conversando sobre uma possível nomeação.

Ele lembrou que esteve no casamento do secretário municipal de Assistência Social, Carlos Bezerra Jr., no ano passado, que foi celebrado pelo padre Júlio Lancellotti. Afirma ainda que também apoia a indicação do religioso para o Nobel da Paz.

O jornalista Chico Mendonça disse ao Painel que prefere não comentar as tratativas para que assuma a Secretaria de Comunicação. Ele afirma que considera que Lancellotti faz um trabalho importante ao ajudar no combate à fome e ao jogar luz sobre os problemas enfrentados pela população em situação de rua.

Ele também diz que Nunes pode iniciar um novo momento da política brasileira pós-polarização, navegando pelo caminho do meio e aproximando as pessoas em torno das melhores causas. Em sua avaliação, o prefeito tem abordado de maneira holística a questão das pessoas em situação de rua, integrando programas de habitação, saúde, assistência social e segurança pública.

Por fim, afirma que esse tema não deve ser envolvido em disputas político-partidárias nem dividir as pessoas, mas uni-las em um esforço conjunto no combate à fome e à desigualdade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.