Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Banco Central

Movimentos miram Campos Neto em primeira manifestação nacional no governo Lula

Movimentos e partidos que se uniram contra Bolsonaro querem ações em todo o país em 21 de março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em plenária nesta quinta-feira (2), movimentos sociais que nos últimos anos articularam grandes manifestações pelo impeachment de Jair Bolsonaro (PL) decidiram realizar em 21 de março a primeira mobilização nacional desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As manifestações têm como objetivo pressionar pela redução da taxa de juros e pela saída de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central. A data foi escolhida para coincidir com as reuniões do Copom, em 21 e 22 de março, que têm como um dos temas a definição da taxa de juros.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, durante cerimônia no Palácio do Planalto
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, durante cerimônia no Palácio do Planalto - Adriano Machado-25.mai.2022/Folhapress

Campos Neto tem sido criticado pelo próprio presidente da República, que disse nesta quinta que o economista não foi eleito para nada e que o Brasil não pode ser refém dele.

"Avaliamos como importante a decisão de manter esse espaço de articulação, apoiar o governo, mas manter a autonomia e a mobilização pelas pautas populares e também o enfrentamento em defesa da democracia e contra o fascismo", diz Raimundo Bomfim, da Central de Movimentos Populares.

A abertura da plenária dos movimentos populares desta quinta foi feita por Gleisi Hoffmann, presidente do PT, que tem tomado a frente nas críticas às políticas do Banco Central.

Participam da articulação as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, da qual fazem parte movimentos, centrais sindicais e partidos como MST, MTST, CUT, CTB, Força Sindical, PT, PSOL, PCdoB, CMP e UNE, entre outros.

Manifestantes pedem o impeachment de Jair Bolsonaro em protesto na avenida Paulista
Manifestantes pedem o impeachment de Jair Bolsonaro em protesto na avenida Paulista - Mathilde Missioneiro-2.out.2021/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.