Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Assembleia Legislativa

Deputado do PL pergunta se colegas mulheres podem ficar em plenário sem traje adequado; veja vídeo

Bolsonarista Gil Diniz fez questionamento durante sessão que discutia ajuda a vítimas das chuvas no litoral norte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Gil Diniz (PL) interrompeu nesta terça-feira (25) um debate no plenário da Assembleia sobre ajuda às vítimas da tragédia das chuvas no litoral norte para apresentar um questionamento sobre os trajes usados por parlamentares mulheres na Casa.

O deputado estadual Gil Diniz (PL), durante a campanha do ano passado - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Citando o regimento interno, Diniz, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentou ao presidente da Assembleia, André do Prado (PL), uma questão de ordem, em que perguntou se deputadas que não estejam "decentemente trajadas" poderiam participar de sessões.

"Qualquer tipo de roupa ou vestimenta é permitido às deputadas mulheres durante sua permanência em plenário? Podem elas ser retiradas do plenário, tal qual os deputados homens que insistam em permanecer no recinto sem terno ou gravata?", indagou.

Diniz não citou nomes, mas seu alvo são novas deputadas de esquerda com quem vem antagonizando, especialmente Thainara Faria(PT), conhecida por se vestir de maneira mais informal que a média.

A fala de Diniz foi rebatida no ato pela deputada Professora Bebel (PT). "Às vezes alguns deputados vinham até sem paletó e gravata e a gente nunca fez uma questão de ordem dessa. A Casa perde quando tenta fazer uma questão de ordem deste nível", afirmou a parlamentar. Diniz replicou, dizendo que a petista estava querendo censurá-lo.

O tema irritou o presidente da Assembleia, que pediu que o assunto fosse encerrado. "Estamos num debate muito importante, estamos falando das vítimas do litoral norte. Peço que a gente possa dar sequência na discussão", declarou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.