Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Frente de deputados contra a privatização da Sabesp será a maior da Alesp

Quinze parlamentares participarão de grupo contrário ao principal projeto de Tarcísio de Freitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Frente Parlamentar contra a privatização da Sabesp será integrada por 15 deputados e será a maior da Assembleia Legislativa de São Paulo, o que indica que o principal projeto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) enfrentará forte resistência no Legislativo.

Ao todo, 28 parlamentares de 6 partidos assinaram o ofício em apoio à sua criação, 18 deles do PT, 5 do PSOL, 2 do PSB, uma do PCdoB, um do PDT e outro do PSD, partido da base de Tarcísio.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, durante cerimônia de posse no Palácio dos Bandeirantes
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, durante cerimônia de posse no Palácio dos Bandeirantes - Zanone Fraissat-1º.jan.2023/Folhapress

Tarcísio prevê antecipar a universalização das metas de saneamento, previstas no marco do setor, em quatro ou cinco anos, além de reduzir as taxas cobradas dos cidadãos, com a privatização. Ele afirma considerar viável vender a Sabesp até o final de 2024.

A frente será coordenada pelo deputado Emidio de Souza, do PT. A segunda frente parlamentar com mais membros será a do agronegócio paulista, com 12 integrantes.

O deputado Paulo Corrêa Junior, do PSD, que apoiou Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio nas eleições de 2022, diz que assinou o ofício em apoio à criação da frente para fazer uma gentileza aos colegas, mas que não tem posição formada sobre a privatização da Sabesp. Ele afirma que recentemente ouviu muitos argumentos que o convenceram de que a operação pode ser positiva.

"Hoje foram oficializadas 81 frentes parlamentares e a que tenho a satisfação de coordenar bateu recorde com 15 membros. Isso mostra o grande desafio que temos pela frente, mas não mediremos esforços para barrar a sanha privatista do governador", diz Emidio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.