Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Quilombos do Brasil

Fundação Palmares revoga portaria de Bolsonaro que dificultava certificação de quilombos

Documento exigia criação de email e acompanhamento eletrônico para reconhecimento das comunidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues revogou nesta quinta-feira (6) uma portaria publicada pelo governo Jair Bolsonaro (PL) em 2022 que dificultava o reconhecimento dos quilombos no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A portaria de março do ano passado mudou as regras para emissão de certidões de autodeclaração e impôs medidas consideradas problemáticas por representantes de comunidades quilombolas.

Placa na entrada dos quilombos Kaonge e Dendê que fica na região do Vale do Iguape. O Vale do Iguape é uma microrregião pertencente ao município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, composta por 18 comunidades quilombolas
Placa na entrada dos quilombos Kaonge e Dendê que fica na região do Vale do Iguape. O Vale do Iguape é uma microrregião pertencente ao município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, composta por 18 comunidades quilombolas - Rafaela Araújo - 18.mar.23/Folhapress

Uma das exigências criadas foi a de que o processo fosse feito e acompanhado por meio eletrônico, com cadastro de email do responsável pela comunidade. No entanto, reportagem do UOL mostrou que a maioria das 6.000 comunidades quilombolas existentes não possuem acesso à internet para receber notificações ou consultar as páginas oficiais, segundo dados da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas).

A portaria também determinou que comunidades que não respondessem a um pedido de novas informações em até 30 dias poderiam ter seus pedidos de certificação arquivados e que outros órgãos do governo poderiam acionar a Palmares para realizar visitas técnicas às comunidades e abordar, entre outras questões, um possível "histórico inconsistente" do local. Essa inconsistência não era detalhada pela portaria e poderia implicar na negativa da certidão.

Na publicação desta quinta (6), a Palmares criou um Grupo de Trabalho para tratar do tema, que terá como objetivos discutir mudanças no Cadastro Geral de Remanescente dos Quilombos e nos procedimentos para expedição da certidão de autodefinição.

Na quarta-feira (5), a fundação revogou outra portaria do governo Bolsonaro que vetava a homenagem no site da instituição a figuras negras que ainda estão vivas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.