Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula critica política de juros do Banco Central em vídeo ao Conselhão

Presidente enviou gravação para explicar adiamento de reunião de estreia para 4 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em vídeo gravado para os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o chamado Conselhão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a política de juros do Banco Central e disse que vai melhorar a política de crédito do Brasil.

O presidente gravou o vídeo ao lado de Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, para explicar o adiamento da reunião de estreia do Conselhão de 13 de abril para 4 de maio, por conta da confirmação de sua viagem para a China.

Na gravação, Lula volta a criticar a política de juros do Banco Central, contra a qual tem se colocado publicamente com frequência nos últimos meses. Pesquisa do Datafolha mostrou que 80% dos brasileiros acreditam que o petista tem agido bem ao pressionar a instituição comandada por Roberto Campos Neto.

"Vamos melhorar a situação de crédito do Brasil. É um compromisso de honra com o povo brasileiro. Nós não podemos continuar com a política de juros escorchantes que não permite que o empresário tenha acesso a crédito no Brasil. Sem crédito não há investimento. Sem investimento não há crescimento. Sem crescimento não há emprego. Sem emprego não há melhoria de vida do povo brasileiro. O Conselhão vai ter responsabilidade pelas coisas boas que vão acontecer nesse Brasil", diz Lula no vídeo.

O Copom mantém a taxa Selic no atual patamar desde setembro de 2022, quando interrompeu um ciclo de 12 altas consecutivas.

Com o argumento de controlar a inflação e trazê-la para a meta, Campos Neto tem dito que as decisões do BC são técnicas e baseadas nas expectativas de inflação futura.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de lançamento do programa Mais Médicos, no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de lançamento do programa Mais Médicos, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló-20.mar.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.