Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Furtos de cabos e ocupações de sem-teto devem ser alvos de CPIs na Câmara de SP

Legislativo municipal pretende escolher suas novas comissões nas próximas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo deve votar nas próximas semanas a instalação de novas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Segundo apurou o Painel, as três que hoje têm mais chances de serem instaladas são as que têm como alvos furtos de fios e cabos, ocupações de propriedades públicas e privadas em São Paulo e maus-tratos contra animais.

A Câmara pode ter até cinco CPIs funcionando simultaneamente, e no momento tem apenas uma. No entanto, os vereadores não devem definir as outras quatro imediatamente.

Salão do plenário da Câmara Municipal de São Paulo, na região central da capital
Salão do plenário da Câmara Municipal de São Paulo, na região central da capital - Eduardo Knapp-15.set.2020/Folhapress

A CPI sobre roubos de fios e cabos, proposta pelo vereador Coronel Salles (PSD), tem o objetivo de identificar autores e receptadores, medir os impactos na cidade (falta de iluminação, semáforos desligados, acidentes de trânsito, depredação de postes) e sugerir soluções.

O requerimento de CPI de Fernando Holiday (Republicanos) diz que as ocupações por movimentos sociais colocam em risco os imóveis (públicos ou privados) e as pessoas que neles moram.

Um dos principais concorrentes do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na disputa eleitoral de 2024 deverá ser o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), líder de um desses movimentos, o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). Holiday é filiado ao Republicanos, que faz parte da base de apoio do emedebista.

Atual vice-presidente da Câmara, Xexéu Tripoli (PSDB) deverá comandar uma CPI sobre maus-tratos contra animais, área em que tem forte atuação. Uma das possibilidades é a de que seja instalada uma CPI sobre o comércio de animais exóticos e nativos em São Paulo.

Por acordos na Câmara, o PT também deve escolher uma CPI a ser instalada. O vereador Adilson Amadeu (União Brasil) tenta emplacar uma CPI para analisar os contratos, custos e execução de serviços de limpeza urbana das empresas Loga e EcoUrbis na capital.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.