Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu vale do javari

Governo Lula vai anunciar concurso para Funai na semana do Acampamento Terra Livre

Encontro de povos indígenas ocorre em Brasília até sexta-feira (28); última prova para fundação foi em 2015

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar nesta semana concurso para Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com aproximadamente 500 vagas. A prova deve ocorrer ainda neste ano.

O anúncio ocorre durante o Acampamento Terra Livre, em Brasília, que reúne lideranças indígenas de todo o país, e fará parte de uma série de medidas para esta população. O encontro ocorre até sexta-feira (28).

O então ex-presidente Lula compareceu ao Acampamento Terra Livre, em Brasília, no ano passado. - Antonio Molina/Folhapress

A última vez que houve concurso para servidor da Funai foi em 2015. De acordo com o Portal da Transparência, há hoje 2.823 servidores em exercício na Funai -- quase o mesmo patamar de aposentados e pensionistas, 2.471.

O Ministério da Gestão já anunciou neste ano também 800 vagas para a pasta de Ciência e Tecnologia, que fazem parte de um pacote de cerca de dez concursos neste ano.

O tema do acampamento neste ano é "O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia". No passado, foi marcado por oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL) e resistência às pautas consideradas ameaçadoras para os povos.

Um relatório feito pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e pela INA (Indigenistas Associados - Associação de Servidores da Funai) no passado chegou à conclusão de que a fundação implementou política anti-indigenista, marcada pela não demarcação de territórios, perseguição a servidores e lideranças indigenas, somada a uma militarização de cargos estratégicos e a esvaziamento de quadros da entidade.

Luiz Inácio Lula da Silva

Candidato do PT à Presidência, é ex-presidente da República (2003-2010)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.