Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Correios preparam serviço para se tornar hub logístico da América Latina

Batizado de Correios América, serviço concentraria recebimento de encomendas de outras regiões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os Correios preparam para o segundo semestre de 2023 o lançamento de um serviço para estabelecer a estatal como hub logístico da América Latina. A ideia é que a empresa concentre o recebimento de encomendas de fora da região e as distribua para os demais países, nos quais as agências locais se encarregarão da entrega no último trecho.

Os Correios buscam firmar acordos com os operadores postais designados pelos países junto à União Postal Universal (UPU), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que atua na regulamentação e cooperação entre atores do setor postal.

Unidade dos Correios na rua da Consolação, em São Paulo
Unidade dos Correios na rua da Consolação, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Batizado preliminarmente de "Correios América", o serviço também colocaria a estatal como responsável por acompanhar os indicadores de qualidade de entrega na última milha do destino.

Em uma segunda etapa, os produtos do mercado nacional também poderão ser distribuídos aos demais países da América Latina dentro do mesmo modelo, o que poderia ajudaria a alavancar as exportações brasileiras.

O projeto deve atender de início três países e movimentar 2 milhões de encomendas por mês. Ele se insere em uma demanda mais ampla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de promover a integração de países da região.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.