Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus forças armadas

É preciso que o governo volte a confiar nos militares, diz presidente do STM

Presidente da corte, Joceli Camelo defende a proibição de integrantes das Forças exercerem política, para se dedicarem somente ao que prevê a Constituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do STM (Superior Tribunal Militar), Joseli Parente Camelo, afirma que, passado o 8 de janeiro, é preciso que o governo volte a confiar nas Forças Armadas. Para isso, ele defende a aprovação do projeto de lei que afasta para a reserva militares que exerçam atividades políticas, como forma de retornar a instituição exclusivamente às atividades previstas na Constituição.

Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) cumprimenta o novo presidente do STM (Superior Tribunal Militar), ministro Francisco Joseli Parente Camelo, acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal) - Pedro Gontijo/Senado Federal

"Quando começa a desviar demais das suas funções, começa a haver interferências. Precisamos nos voltar para as atividades que nos são atribuídas pela Constituição: a defesa da pátria e da soberania", afirma.

Ele avalia, no entanto, que essa retomada de confiança já está acontecendo e aponta os recentes contatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as Forças Armadas como um indício da aproximação.

Na última terça-feira (9), por exemplo, Lula foi à Embraer em Gavião Peixoto (SP) inaugurar a linha de montagem dos caças F-9 Gripen. O presidente do STM também participou da cerimônia.

Para o militar, os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro só não são uma página virada porque, enquanto estiverem sendo investigados, os comandantes deverão estar atentos para eventuais "efervescências". "Mas as Forças Armadas são uma instituição bastante hierarquizada. Aos poucos, a partir da sinalização que vem do comandantes, isso vai se diluindo", sustenta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.