Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo Tarcísio gasta R$ 136 mil com viagem de secretária para evento religioso

Sonaira Fernandes, da pasta de Políticas para as Mulheres, está em Genebra, na Suíça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai gastar R$ 135,9 mil com a viagem para a Suíça de Sonaira Fernandes, secretária estadual de Políticas para a Mulher, que participa de evento que propõe "ensinar os princípios bíblicos nas esferas de governo no mundo todo".

Além dela, diz o governo de São Paulo, em nota, viajaram também dois assistentes. Em uma primeira resposta, na segunda-feira (8), a gestão estadual se negou a informar os valores envolvidos. Nesta terça (9), deu novo posicionamento, com as cifras.

De 6 a 10 de maio, Sonaira participará do "Uniting our Nations and Reconciling", do ministério Parlamento e Fé, fundado em 2009, pelo pastor argentino Luciano Bongarrá.

Sonaira Fernandes, secretária de Políticas para a Mulher do governo Tarcísio de Freitas, durante evento no Memorial da América Latina
Sonaira Fernandes, secretária de Políticas para a Mulher do governo Tarcísio de Freitas, durante evento no Memorial da América Latina - Jardiel Carvalho-24.mar.2023/Folhapress

O objetivo, segundo descreve o próprio pastor em entrevistas, é o de levar "a mensagem do Senhor" aos que estão em posição de autoridade.

"Parlamento e Fé quer estabelecer em cada Congresso, cada município, cada lugar, cada prefeitura do mundo um homem de Deus para que possa transmitir a mensagem transformadora de Jesus Cristo", afirma Bongarrá, em vídeo.

Segundo o decreto que autorizou o afastamento, publicado no Diário Oficial estadual de 3 de maio, a secretária fará a viagem sem prejuízo dos vencimentos e das demais vantagens de seu cargo —ou seja, sem desconto salarial.

A coluna perguntou ao governo de São Paulo quais os gastos (passagens aéreas, alimentação, hospedagem), quem está custeando, qual a relação do conteúdo do evento com as atividades da pasta de Sonaira e se a ideia de espalhar os ensinamentos da Bíblia não colide com o princípio de que o governo tem que ser laico.

Em nota, a assessoria de comunicação da secretaria de Políticas para a Mulher disse que Sonaira será uma das palestrantes no painel sobre Direitos Humanos na conferência e que "apresentará as políticas públicas do Estado para a prevenção e o combate à violência doméstica, a saúde da mulher e o empreendedorismo feminino."

"O evento é um fórum de políticas públicas e reúne de lideranças de diferentes países para discutir soluções e trocar experiências sobre gestão pública, alinhada aos objetivos pactuados no âmbito das Nações Unidas", completa.

Cartaz de divulgação de evento UNR, na Suíça
Cartaz de divulgação de evento UNR, na Suíça - Divulgação

A programação do evento é composta majoritariamente de apresentações de pastores, como David Hausmann, da Suíça, Ben Hur, dos EUA, e Juan Bongarrá, da Argentina, e pode ser conferida aqui.

Evangélica, Sonaira é próxima de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com quem trabalhou, e tem atuação política alinhada aos valores do bolsonarismo. Nas redes sociais, já escreveu que "o feminismo mata mais do que guerras e doenças" e é "o grande genocida do nosso tempo".

Nos últimos anos, como vereadora da capital, apresentou projetos para proibição de cotas raciais em instituições públicas e privadas na cidade de São Paulo e para que o sexo biológico seja o único critério para participação de atletas em competições no município, excluindo, assim transgêneros de disputas esportivas.

Outros projetos dela incluem proibir a criação de banheiros unissex na cidade, o uso da linguagem neutra e o ensino sobre "ideologia de gênero" e orientação sexual nas escolas. Nenhum deles foi aprovado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.