Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Itamaraty

Itamaraty promove mulheres e negros em proporção maior que a média

Lista divulgada na sexta-feira nomeou 37,5% de diplomatas do sexo feminino como embaixadoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A última rodada de promoções na carreira diplomática, anunciadas na última sexta-feira (26), contemplou em maior proporção mulheres e negros.

Fachada do Palácio do Itamaraty, em Brasília - Lucio Tavora/Xinhua

Segundo dados do Itamaraty, diplomatas do sexo feminino responderam por 37,5% das promoções a ministro de primeira classe, topo da carreira e onde se situam os embaixadores. A proporção geral de mulheres no Itamaraty é de 23% atualmente.

O mesmo ocorreu em graus inferiores na carreira, com as diplomatas representando 31,25% das promoções a ministra de segunda classe, 36,4% a conselheira e 32% a primeira-secretária.

Algo similar ocorreu com relação aos negros, que são apenas 5% dos quadros da carreira diplomática. Eles foram contemplados com 12,5% das promoções para ministros de primeira e segunda classes e 9,1% para conselheiros. Ficaram levemente abaixo apenas nas promoções para primeiro-secretário (4%).

Houve 98 diplomatas promovidos na atual rodada. A intenção do Ministério das Relações Exteriores é gradualmente aumentar a diversidade por meio de promoções nos escalões superiores, que possibilitam abrir vagas na base para contemplar mais mulheres e negros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.