Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Diretor da PF defende que COP30 trate de segurança pública climática

Segundo Humberto Freire, estrutura usada para praticar crimes ambientais é, com frequência, a mesma de outros delitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor da Amazônia e Meio Ambiente da PF (Polícia Federal), Humberto Freire, quer propor que o documento final da COP 30, que acontecerá em 2025 em Belém (PA), aborde aspectos de segurança pública climática.

0
O diretor de Amazônia da Policia Federal, Humberto Freire, defende abordar aspectos de segurança pública climática no documento final da COP 30 (Foto: Gabriela Biló/Folhapress) - Folhapress

"Pretendemos fazer algumas propostas. Com frequência a logística, a estrutura, é a mesma usada pelo narcotráfico ou pelo garimpo ilegal", justifica. Freire cita como exemplo o uso de ouro extraído de forma clandestina para a aquisição de armas.

Segundo ele, é necessário trazer essa lógica de segurança pública para barrar os avanços do desmatamento na Amazônia. "Quem comete crimes ambientais também é criminoso. O dano ambiental não acontece por acaso", diz.

Freire defende que a COP 30 seja uma oportunidade de se extrair compromissos concretos e encaminhamentos práticos, para não se tornar um "encontro para planejar outro encontro".

Em maio, a ONU aprovou a candidatura do Brasil para sediar o evento. O anúncio foi oficializado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.