Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Gilmar, Alexandre e Dino se aliam para PGR e tribunais

Os três buscam nome de consenso para a segunda vaga do STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Observadores da cena jurídica em Brasília identificaram a formação de uma "troika", composta por Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, ambos do STF (Supremo Tribunal Federal), e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, para influenciar a composição de instâncias judiciárias.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, têm se articulado para fazer indicações à PGR e a tribunais superiores (Fotos: Pedro Ladeira/Folhapress) - Folhapress

O trio apadrinhou a escolhas de dois novos integrantes para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e trabalha pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, para a PGR (Procuradoria-geral da República).

No caso da nova vaga do STF, a ser aberta em outubro, há uma divisão: Alexandre prefere o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão (STJ), e Gilmar quer o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas.

Um terceiro nome, que pode ser o do próprio Dino ou o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), seria uma solução de consenso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.