Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu inss

Bônus para perícia não resolve fila do INSS e ministro é incompetente, diz associação

Valor para trabalho adicional está previsto em MP; ministério fala que entidade queria interferir na gestão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A medida provisória que estabelece o bônus de produtividade a servidores e peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é "uma farsa" e não vai resolver o problema da fila de espera do órgão, afirma o vice-presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, Francisco Eduardo Cardoso Alves.

Ao Painel, Alves endossa as críticas feitas pelo presidente da ANMP, Luiz Carlos de Teive e Argolo, em áudio enviado a associados da entidade. Argolo critica o ministro Carlos Lupi (Previdência) e fala em fim da carreira e beira do precipício por causa da iniciativa do governo.

Ministro da Previdência, Carlos Lupi, se encontra com representantes dos aposentados do INSS na sede de sindicato em São Paulo
Ministro da Previdência, Carlos Lupi, se encontra com representantes dos aposentados do INSS na sede de sindicato em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

O bônus tem como objetivo ajudar no enfrentamento da fila da Previdência, estimulando peritos a analisarem processos fora do horário de trabalho e recebendo uma remuneração por isso (R$ 75 por perícia).

Segundo Alves, o programa desenhado na MP não acaba com a fila e reduz a capacidade operacional da perícia ao restringir a análise documental (Atestmed) a dias que não sejam úteis.

"Aos finais de semana normalmente os médicos trabalham em outros locais, é o único tempo que eles têm com a família", argumenta.

Ele também contesta a redução à metade do valor da tarefa de análise de documentos. "Na nossa opinião, o ministério está usando esse programa de bônus para descaracterizar as conquistas que a categoria teve durante aquela greve no governo Bolsonaro. É uma gestão que está perdida, que não sabe o que faz e está tomando bronca do Lula o tempo todo porque a fila só está aumentando", afirma o vice-presidente da associação.

Alves também critica Lupi, a quem chama de incompetente. "Ele não tem ideia do que está fazendo na Previdência", acrescenta.

Em nota, o ministério diz que priorizou a execução das perícias presenciais durante a semana, a serem executadas adicionalmente às metas ordinárias.

"A realização das análises documentais em dias não úteis prioriza a análise que pode ser efetuada fora dos locais de trabalho, no horário que mais convier ao perito. Isso dá flexibilidade para que ele realize o seu trabalho", diz.

Sobre o valor do bônus, o ministério da Previdência afirma que foi aumentado em setembro de 2022 "sem justificativa razoável, reduzindo a produtividade e a capacidade do atendimento dos segurados."

O ministério afirma ainda que "o isolamento da ANMP foi uma escolha da própria entidade, que rompeu com a atual gestão do ministério, que não se submeteu a sua postura de querer interferir na gestão, inclusive na escolha de diretores e chefias na área da perícia médica federal em Brasília e nos estados."

A associação nega e diz que o rompimento partiu do ministério.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.