Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Damares se torna aposta de evangélicos para 2026 com inelegibilidade de Bolsonaro

Leitura é de que a ex-ministra tem apelo grande entre os religiosos, que representam mais de 30% da população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) se tornou a aposta de uma ala de políticos evangélicos para disputar as eleições presidenciais de 2026, diante do atual cenário de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A entrada de Damares na corrida tem um potencial obstáculo: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do mesmo partido da ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL).

Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) durante convenção do partido em 2022
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) durante convenção do partido em 2022 - Pedro Ladeira/Folhapress

No entanto, segundo parlamentares, o partido não descarta a possibilidade de lançar Damares pela avaliação de que, mesmo que ela não vencesse a disputa presidencial, poderia ajudar a ampliar a bancada evangélica no Congresso.

O incentivo a que Damares participe da eleição se ancora na percepção de que a ex-ministra tem um apelo muito grande entre os evangélicos, que representam mais de 30% da população.

"É um nome muito bom por conta do currículo que tem junto aos evangélicos, aos cristãos", diz o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), ex-líder da bancada evangélica. "Vários líderes têm falado seu nome pela postura no Senado de muita coerência. Esse e outros itens que acompanham sua trajetória é que nos dão a liberdade de dizer que ela é um nome factível, um nome viável para as próximas eleições."

Para o deputado Eli Borges (PL-TO), ex-presidente da frente parlamentar evangélica, Damares é uma boa candidata. "Mas o que não faltarão são bons nomes, sobretudo por causa da política equivocada do atual presidente [Lula]".

Damares diz ao Painel que cumprir oito anos de mandato é o que "está em seu coração" agora. Em março, ao jornal O Globo, no entanto, a senadora pediu para não ser esquecida na lista para 2026.

Ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares protagonizou crises a partir da intersecção entre religião e política.

Em 2020, em um dos episódios mais críticos, ela liderou um grupo que tentava evitar que uma menina capixaba de dez anos que engravidou após estupro realizasse um aborto legal, ainda que a gravidez colocasse a vida da criança em risco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.