Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Executiva do PDT faz intervenção no diretório do Ceará em meio a crise sobre aliança com PT

Reunião contou com a participação dos irmãos Cid e Ciro Gomes, que divergem sobre a aproximação do PDT com o governo do petista Elmano de Freitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Executiva Nacional do PDT decidiu nesta segunda-feira (3) fazer uma intervenção no diretório estadual no Ceará, em movimento que tenta impedir que o partido se torne base do governador Elmano de Freitas (PT).

A decisão de transferir para a Executiva Nacional as competências do diretório no Ceará foi aprovada por 7 votos —houve três abstenções. O ministro Carlos Lupi (Previdência Social), licenciado do comando do PDT, esteve presente no encontro.

Ciro Gomes durante campanha eleitoral em  Fortaleza em outubro de 2022
Ciro Gomes durante campanha eleitoral em Fortaleza em outubro de 2022 - Stephan Eilert/AFP

Atualmente, o PDT é presidido pelo deputado federal André Figueiredo, um dos pivôs da disputa no partido que opõe os irmãos Cid e Ciro Gomes. Figueiredo também comanda o diretório do PDT no Ceará, mergulhado em um impasse por causa da intenção de parte do partido de se aproximar do governo de Elmano de Freitas.

Ala ligada ao senador Cid Gomes coletou assinaturas para realizar uma assembleia nesta sexta-feira (7) com intuito de destituir Figueiredo, próximo de Ciro. Cid defende que o partido se torne oficialmente base do governo de Elmano em troca do apoio a um candidato pedetista à prefeitura de Fortaleza em 2024. Figueiredo e Ciro defendem que o PDT se mantenha independente no Ceará.

Com a decisão desta segunda, a assembleia de sexta não deve ocorrer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.