Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Lira entra com queixa-crime contra Renan por fala sobre lavagem de dinheiro

Lideranças em Alagoas, presidente da Câmara e o senador vivem guerra política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu mais uma queixa-crime do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL). A petição começou a tramitar na segunda-feira (10) e foi distribuída ao ministro André Mendonça.

Nela, Lira alega que foi vítima de crime contra a honra e que Renan propagou informação caluniosa, injuriosa e difamatória durante evento público.

A queixa-crime de Lira contra Renan foi protocolada primeiro na Justiça do Distrito Federal, em 2 de junho. Mas, em 15 de junho, o juiz Fellipe Figueiredo de Carvalho, da 5ª Vara Criminal de Brasília, declinou a competência para o STF.

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL)
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) - Walterson Rosa/Folhapress e Pedro Ladeira/Folhapress

"Enquanto Arthur Lira tinha o orçamento secreto ele se beneficiou diretamente do orçamento secreto. E usou, e usou muitas prefeituras, infelizmente, para lavar dinheiro e isso tudo precisa ser investigado, exemplarmente punido", diz trecho do discurso de Renan, em 28 de maio.

Na queixa-crime, Lira diz que Renan faz acusações "vazias, levianas e sem qualquer lastro probatório" e que a imunidade parlamentar "não o legitima a sair ofendendo a honra alheia, ainda mais, quando não está nas dependências do Senado Federal".

Na peça, a defesa do deputado também afirma que a "total falta de cuidado e responsabilidade" de Renan causam "prejuízos, constrangimentos, vergonha e dor", maculando "a conduta ilibada e proba" de Lira.

Há cerca de um mês, Lira já havia apresentado uma petição contra Renan, contestando declarações do senador em redes sociais. O emedebista afirmou que Lira agrediu a ex-mulher, é caloteiro e desvia dinheiro público.

"Triste exemplo: Lira é caloteiro, costuma não pagar o que deve. Pior, desvia dinheiro público e bate em mulher – deu uma surra de 2h em Jullyene, a ex-esposa e mãe de seus filhos. Confesso que aprovei a Lei Maria da Penha pensando em punir meliantes como ele", escreveu no Twitter.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.