Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu internet

Cobrar direito autoral em streaming não é correto, diz frente parlamentar

Presidente do grupo, Cezinha de Madureira (PSD-SP), critica recuo da classe artística que travou votação do PL dos direitos autorais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Presidente da Frente Parlamentar da Radiodifusão, o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) defende que empresas do setor não devem pagar direitos autorais novamente por veicular em streaming obras audiovisuais que já tiveram contratos para televisão, por exemplo.

"Vamos dar como exemplo a TV Tupi, um artista que trabalhava com o [apresentador] Chacrinha. Ele já ganhou pelo trabalho. Passados cinco anos, muda o modelo de transmissão. Hoje, a TV divide espaço com as big techs. A TV também coloca o app no ar. Aí eu vou ter que pagar o artista por aquilo que ele já recebeu? Não está correto", afirma o parlamentar.

Artistas querem cobrança de direitos por exibição em streaming de obras audiovisuais com contratos já firmados em TV
Artistas querem cobrança de direitos por exibição em streaming de obras audiovisuais com contratos já firmados em TV - Getty Images

No texto do relator Elmar Nascimento (União-BA), não está prevista a remuneração por disponibilização na internet de obras.

Cezinha afirma que a empresa de radiodifusão não pode assumir essas consequências.

"A gente já paga cada vez que toca uma música na rádio, vai uns centavinhos lá para o dono da obra, para o artista, para a produtora. O Ecad [responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais] já cobra. Se repassa direito ou não, é outra história. Mas o radiodifusor não pode se responsabilizar por direitos retroativos de artistas", critica.

Segundo ele, o relator também discorda da flexibilização do dispositivo. Interlocutores dizem que Nascimento só pretende colocar o projeto para votação depois de um acordo com artistas e empresas. Hoje, não haveria voto para aprovar o texto.

"Ele está tranquilo para votar o texto do jeito que nós propusemos a ele, que os artistas haviam concordado. Agora os artistas querem voltar atrás. Não dá para voltar atrás de nada", diz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.