Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu jornalismo mídia

PL de direitos autorais tem brecha para remunerar fake news, avaliam plataformas

Empresas contestam também tratamento desigual dado a empresas nacionais, que têm prazo de adaptação maior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Alternativa para destravar o PL das Fake News, o projeto de remuneração a jornalismo e artistas é contestado pelas principais plataformas e redes sociais pelo tratamento desigual que dá a players internacionais e por abrir brecha para pagar empresas que disseminem desinformação.

Representantes de big techs ouvidas pelo Painel dizem que o relator, Elmar Nascimento (União-BA), se preocupou em escutar os pleitos de artistas e das grandes empresas de radiodifusão nacionais, mas que não houve diálogo com as plataformas.

Projeto que remunera jornalismo e artistas é contestado por plataformas
Projeto que remunera jornalismo e artistas é contestado por plataformas - Getty Images

Um dos pontos considerados controversos diz respeito ao pagamento por conteúdo jornalístico. Segundo as plataformas, o deputado fixou critérios empresariais para definir quais delas teriam que remunerar, sem estabelecer outros parâmetros que possam assegurar a credibilidade. De acordo com o texto, plataformas com mais de dois milhões de usuários devem remunerar conteúdo jornalístico —no PL das fake news relatado por Orlando Silva (PC do B-SP), eram dez milhões.

Isso poderia beneficiar veículos como o Terça Livre, do foragido Allan dos Santos, que chegou a ter 1,1 milhão de seguidores. Além disso, ressaltam que alguns desses veículos que reproduzem desinformação têm audiência que rivaliza com a de jornais e TVs tradicionais.

Destacam também que alguns países, como Canadá, regulamentam o que são consideradas empresas jornalísticas, algo que não ocorre no Brasil. A plataforma também é obrigada a manter no ar o conteúdo.

As big techs também veem brecha para cobrança de direitos autorais por usuários que criam conteúdo online, como vídeos em plataformas, reações em postagens ou comentários redes sociais. Isso, afirmam, inviabilizaria a atuação das empresas.

Há ainda fortes críticas à diferença de tratamento entre empresas de streaming internacional e as nacionais, que teriam prazo de adaptação distintos. Novas obras disponibilizadas na internet por empresas nacionais teriam três anos a partir da publicação da lei para pagar a remuneração por direitos autorais, enquanto o prazo para internacionais seria de um ano após a publicação da lei.

Para elas, isso é um problema sério de competição criar regras diferentes para players que competem num mesmo mercado.

Em nota, a Câmara E-Net, principal entidade brasileira representativa da economia digital, afirma que o projeto pode comprometer a internet aberta e inclusiva. Um dos pontos citados é que a "introdução de uma cobrança, imposta pelo Estado, sobre links e conteúdos compartilhados pelas classes artística e jornalística poderia desequilibrar esses modelos e resultar na necessidade de reavaliar suas estruturas de negócios."

A entidade também avalia que, com o projeto, "artistas, jornalistas e criadores, em vez de receberem mais, terão menos flexibilidade para negociação, poderão ter seus ganhos diluídos com criadores não profissionais ou eventuais e dedicarão parte de seus ganhos à criação de uma nova entidade", que seria semelhante ao Ecad.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.